Sindicato dos Roteiristas deixa filme de Michael Moore de fora

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 30 de janeiro de 2005 as 10:34, por: cdb

Dois dias depois de ser deixado de fora das indicações ao Oscar, Michael Moore viu a dose ser repetida, na quinta-feira, quando o Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos (Writers Guild of America — WGA) anunciou os indicados a seu primeiro troféu de melhor roteiro de documentário longa-metragem.

Os seis filmes indicados foram “The Hunting of the President”, que alega a existência de uma campanha contra Bill Clinton desde a época em que governava o Arkansas até seu processo de impeachment; “Central Al Jazeera”, uma visão por dentro da rede de televisão árabe Al Jazeera durante a guerra no Iraque; “Bright Leaves”, uma reflexão sobre as grandes empresas de cigarros, criada pelo bisneto de um barão do tabaco; “Home of the Brave”, um estudo sobre a ativista dos direitos civis Viola Liuzzo, que morreu assassinada; “In the Realm of the Unreal”, sobre a trajetória do artista, romancista e zelador Henry Darger, e “Super Size Me — A Dieta do Palhaço”, uma visão em primeira pessoa dos perigos do consumo excessivo de fast food.

Desses filmes, apenas “Super Size Me”, de Morgan Spurlock, foi indicado a um Oscar na categoria melhor documentário.

Representantes do WGA disseram que “Fahrenheit 11 de Setembro”, de Michael Moore, poderia ter sido candidato a uma indicação, mas que Moore optou por não registrá-lo. Em 2003, “Tiros em Columbine”, também de Moore, recebeu o troféu WGA de melhor roteiro original. Foi a primeira vez que um documentário havia sido indicado nessa categoria.

“Fahrenheit 11 de Setembro” também não conseguiu uma indicação aos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Oscar), esta semana. No caso do Oscar, porém, Moore deixou de candidatar “Fahrenheit” na categoria documentário porque queria que o filme fosse exibido na televisão antes da eleição presidencial de 2 de novembro, o que, pelas regras da Academia, o desclassificaria como possível indicado. Mas “Fahrenheit” poderia ser indicado em outras categorias. Moore fez campanha para que seu filme fosse indicado na categoria melhor filme, mas fracassou.

O vencedor do troféu WGA de melhor roteiro de documentário será anunciado numa festa a diretores de documentários em 15 de fevereiro, no Hollywood Roosevelt Hotel, em Los Angeles.