Simpósio aprimora uso de projeto pedagógico Mind Lab baseado em jogos de raciocínio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 13:23, por: cdb

28/03/2012 – 16:17 Secretaria de Educação Evento será realizado amanhã com a participação de especialistas e relatos de experiências

Desenvolver o raciocínio lógico, a concentração e o planejamento das ações nas crianças das classes de Educação Infantil da rede municipal de Santo André é o objetivo do projeto pedagógico Mind Lab, ou MenteInovadora,  aplicado pelo segundo ano consecutivo para as crianças de 4 e 5 anos da rede municipal. Para discutir maneiras de aprimorar a útilização da proposta pedagógica da Mind Lab, nesta quinta-feira, dia 29, acontece o Simpósio Regional Inteligência se Aprende – Práticas Pedagógicas Inovadoras e Saltos de Aprendizagem, à partir das 8 horas, no Hotel Blue Tree Towers, em Santo André..

O número de escolas que optaram por usar o método, baseado em jogos de raciocínio, dobrou este ano. Quase 8 mil alunos em 60 unidades escolares, entre Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental e creches, terão acesso ao recurso, considerado o que existe de mais moderno em termos de ensino para crianças de educação infantil, na opinião da secretária de Educação Cleide Bochixio.

“ Com ele, as crianças vão, por exemplo, aprender a planejar suas ações, antecipar  resultados e  desenvolver além das habilidades cognitivas, habilidades sociais, emocionais e éticas”, explica a secretária de Educação, professora Cleide Bochixio.

O material baseia-se no uso de jogos desenvolvidos especialmente para estimular as crianças a alcançar os objetivos propostos. É conhecido também como Jogos de Israel por ter suas raízes no pensamento do educador romeno Reuven Feuerstein. Em sua experiência, em Israel, com o ensino de crianças abaladas pelos traumas do holocausto pós-Segunda Guerra Mundial e, conseqüentemente, com dificuldades de aprendizado, desenvolveu um método de ensino que levou o seu nome, baseado na utilização de jogos de racicínio.

“Os jogos são uma das melhores ferramentas  para promover o aprendizado das crianças”, destaca a secretária. Segundo Cleide, a proposta pedagógica da Mind Lab foi apresentada as unidades escolares que puderam optar pelo uso ou não do material.  “Os professores têm papel de mediador na aplicação das atividades e vão ajudar as crianças a construir o conhecimento  e a desenvolver suas funções cognitivas”, acrescenta a secretária.

Simpósio Regional  

As diretoras das Emeiefs e creches que aderiram à utilização do método Mind Lab participam, nesta quinta-feira, dia 29, do Seminário Regional Inteligência se Aprende – Práticas Inovadoras e Saltos de Aprendizagem, que será realizado da 8h às 13h no Hotel Blue Tree Towers, em Santo André

O objetivo do encontro é ampliar a discussão sobre os benefícios e as formas de utilização do projeto pedagógico proposto. Haverá relatos de experiências de Educação Infantil que será realizado pela creche Prof. Jorge Guimarães Lopes da Costa, bem como de experiências observadas na cidade de Jundiaí.

Serviço


Simpósio Regional Inteligência se Aprende
Práticas Pedagógicas Inovadoras e Saltos de Aprendizagem

Data: 29/03/2012;Local: Hotel Blue Tree Towers – Av. Portugal, n.º 1464 – Vila Bastos – Santo André;Horário: 8h às 13h.

 

SECOM PSA

Assessoria de Imprensa
Paola Zanei Bonilha – Mtb 26.606/SP

E-mail:  apzbonilha@santoandre.sp.gov.br

Telefone: +55 11 4433-0133

28/03/2012

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre