Shell tem dificuldade para pagar dívida ao Irã

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 25 de março de 2012 as 09:13, por: cdb

Shell tem dificuldade para pagar dívida ao Irã

LONDRES, 25 Mar (Reuters) – A Royal Dutch Shell está com dificuldades para pagar 1 bilhão de dólares que deve ao Irã por petróleo porque as sanções financeiras impostas ao país pelos Estados Unidos e União Europeia tornam agora quase impossível processar os pagamentos, disseram fontes do setor.

Quatro fontes afirmaram que a petrolífera deve uma grande quantia à empresa estatal iraniana de petróleo (a Nioc) por entregas do produto, tendo uma delas estimado o valor em aproximadamente 1 bilhão de dólares.

Uma dívida dessa dimensão equivaleria a quatro grandes petroleiros carregados de óleo cru, ou cerca de 8 milhões de barris.

“A Shell está se empenhando duramente para arranjar um meio de pagar a Nioc”, disse uma fonte do setor, que pediu anonimato. “É uma questão muito delicada e muito difícil. Eles querem manter boas relações com o Irã, e ao mesmo tempo acatar as sanções.”

Um porta-voz da Shell não quis comentar o assunto.

Em 23 de Janeiro a União Europeia endureceu as sanções financeiras contra o Irã e impôs um embargo às importações de petróleo iraniano, mas deu prazo até 1º de julho para que as empresas encerrem seus negócios em andamento.

O CEO da Shell, Peter Voser, declarou em 7 de março que a empresa transportaria suas últimas cargas de petróleo iraniano “em uma questão de semanas”.

As rigorosas medidas financeiras dos EUA e da União Europeia com o objetivo punir o Irã por seu programa nuclear já entraram em vigor, tornando extremamente difícil transportar petróleo do Irã e pagar pelo produto, dizem executivos do setor petrolífero.

(Reportagem Richard Mably e Peg Mackey)

Reuters