Sharon terá encontro com Abbas em duas semanas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 29 de janeiro de 2005 as 20:05, por: cdb

O primeiro ministro israelense, Ariel Sharon, vai se encontrar com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, dentro de duas semanas, no que seria a primeira reunião de alto escalão para as negociações de paz entre israelenses e palestinos em mais de um ano, disse o porta-voz de Sharon.

– O encontro aparentemente vai ser na semana de 8 de fevereiro, com o objetivo de avançar entre os dois lados – afirmou o porta-voz David Baker.

Seria o primeiro encontro entre os dois representantes desde que Abbas foi eleito para suceder Yasser Arafat como presidente palestino, em 9 de janeiro.

A esperança de paz no Oriente Médio aumentou nos últimos dias com uma expressiva redução da violência na região. Israel anunciou que reduziria seus ataques militares e homicídios de militantes em resposta aos esforços de Abbas para acabar com os ataques armados.

Abbas, que tem apoio dos Estados Unidos como um reformista, ordenou a preparação de tropas de segurança palestinas em Gaza para impedir o lançamento de foguetes e ataques a bomba contra israelenses.

O ministro da Defesa de Israel, Shaul Mofaz, e o ex-chefe de segurança palestino Mohammed Dahlan se encontraram em Tel Aviv no sábado para discutir o cessar-fogo, assim como outras coordenadas de segurança.