Sharon: podemos atingir inimigos em qualquer lugar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 7 de outubro de 2003 as 10:30, por: cdb

O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, disse nesta terça-feira que seu país está pronto para “atingir seus inimigos em qualquer lugar e de qualquer jeito”. A declaração é feita dois dias depois de Israel ter realizado uma operação contra um suposto campo de treinamento de terroristas palestinos na Síria.

Em seus primeiros comentários públicos desde a ação de domingo, Sharon mostrou uma postura dura, mas não fez ameaças específicas. “Israel não será impedido de defender seus cidadãos e irá atingir seus inimigos em qualquer lugar e de qualquer jeito. Ao mesmo tempo, não perderemos qualquer abertura e oportunidade para chegar a um acordo com nossos vizinhos e à paz”, afirmou durante um memorial marcando o 30º aniversário da guerra do Yom Kippur, de 1973.

Durante a cerimônia, Sharon prosseguiu dizendo que a batalha contra o terrorismo continua. “Esta geração prossegue a luta de Israel contra as organizações terroristas, cuja sede de sangue não tem limites, como voltou a ser demonstrado no sábado”. Sharon se referia ao atentado suicida de Haifa no último sábado, que causou a morte de 19 israelenses, além do camicase palestino, e que foi reivindicado pela Jihad Islâmica.