Sete Lagoas lança campanha contra a dengue

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 27 de janeiro de 2012 as 02:23, por: cdb

A campanha “Agora é Guerra. Todos contra Dengue” foi lançada em Sete Lagoas nesta segunda-feira (06), quando cerca de 500 pessoas passaram pela praça do CAT. Nos dias 06 e 07 o Dengômetro ficou exposto na praça para esclarecer dúvidas da população. Trata-se de um posto de troca de lata, garrafa pet e pneu velho por material escolar, além de ser um espaço para informações e exibições de vídeos sobre a Dengue. O evento contou ainda com Oficina de Aquarela e apresentações artísticas da Banda da APAE e da Banda Simone e João Batista, dentre outras atrações. A população também pode se informar sobre como combater a Dengue nas regiões de Minas Gerais e de Sete Lagoas que apresentam o maior número de casos e focos da doença.

No dia de hoje, quarta-feira (08), a Prefeitura programou um buzinaço que contará com a presença do Dengue Móvel (caminhão que faz a troca de latas, garrafas e pneus velhos por material escolar), do Trio Elétrico com a presença do Vicente Consciente (Mascote da Dengue) e da população. A carreata sairá às 9h da Praça Tiradentes, contornará a Lagoa Paulino e encerrará na Praça Tiradentes.

De acordo com o prefeito Mário Márcio Maroca, a iniciativa é fundamental para que Sete Lagoas declare verdadeira guerra contra o mosquito. “No lançamento da campanha em Belo Horizonte (17 de novembro) o governador foi muito claro, precisamos travar uma verdadeira batalha contra a dengue, todos juntos, em grandes mobilizações”, declara o prefeito. O Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue é um conjunto inédito de ações e investimento de R$ 60 milhões, reunindo o esforço do Governo de Minas, Exército, Aeronáutica, Ministério da Saúde, prefeituras e sociedade no enfrentamento à ameaça de uma grande epidemia da doença no Estado.

Força tarefa

A participação das escolas foi também muito importante, já que os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a doença, com brincadeiras e atividades artísticas. “As crianças são nossos verdadeiros aliados contra o mosquito, com essas atividades, eles se tornam multiplicadores em casa e no círculo social que eles vivem”, comenta o prefeito Maroca. No evento as crianças puderam ainda trocar entulhos retirados de casa ou da rua por caderno, lápis e borracha.

A equipe do Força Tarefa da Dengue também chegou na cidade para ajudar no combate. Mais de 30 homens irão permanecer em Sete Lagoas durante 15 dias para ajudar os agentes de endemia do município no combate ao mosquito transmissor da dengue.

Francisca Ramos, professora aposentada, adorou participar do evento. “É muito importante ações como essa. A Dengue tem que causar impacto nas pessoas. Só assim elas vão saber o perigo da doença e tomar atitude dentro de casa”, disse. O morador do bairro Santo Antônio, Raimundo Pereira, que também passava pelo local parou para conferir o seu bairro no Monitoramento Inteligente da Dengue. “Não sabia que meu bairro era um dos com maior foco do mosquito. Os vizinhos também tem que ajudar nessa luta. Não adianta nós mobilizarmos e os vizinhos não”, ressaltou Raimundo se referindo a um lote vago com entulho ao lado da sua casa.