Sessão solene em homenagem a Apolônio de Carvalho

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 07:54, por: cdb

Em fevereiro deste ano, Apolônio de Carvalho teria completado 100 anos. Diversas homenagens e atos marcaram a efeméride, mas um promete ser especial: uma sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo, iniciativa dos deputados Adriano Diogo, Rui Falcão e Simão Pedro, com o apoio da liderança do PT, em 2 de abril, na próxima 2ª. feira.

Conheci Apolônio pessoalmente na fundação do PT em 1979/1980. Dali, percorremos a Brasil juntos para organizar o partido, filiar e fundar diretórios distritais, municipais e regionais, levar nossa mensagem e, mais uma vez, participar das lutas sociais em nosso país. Convivi muito com ele, depois, na Comissão Executiva Nacional do PT.

Apolônio era um homem de grandes causas. Havendo esperança, desafio e luta, ele se engajava: era militar quando aderiu à Aliança Libertadora Nacional nos anos 1930; tornou-se combatente pela República e contra o franquismo na Guerra Civil Espanhola (1936-1939); lutou na Resistência Francesa (1939-1945), ao lado de Renée, quando passaram a morar juntos; foi guerrilheiro no Brasil nos anos 1960; e fundador do PT.

A homenagem a este companheiro de sonhos e lutas será às 10h, no Plenário Juscelino Kubitscheck. Conto com a presença de vocês.