Sesi tem inscrições abertas para alfabetização de adultos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 29 de janeiro de 2005 as 11:57, por: cdb

Já estão abertas as inscrições para a segunda etapa do “Projeto Sesi – Por um Brasil Alfabetizado”, que atenderá trezentos mil jovens neste semestre. No ano passado, trezentos mil adultos foram alfabetizados pelo programa e a meta para 2005 é dobrar este número.

Não há uma data limite para as inscrições, que variam de um estado para outro. Em alguns, não há mais vagas e o interessado terá que esperar até o próximo semestre, quando outras trezentas mil serão abertas.

– Eu aconselho as pessoas a procurarem o Sesi mais próximo. Se não conseguirem fazer a inscrição para essa etapa, não desistam, pois em agosto terá vaga – orienta a coordenadora Nacional de Alfabetização do Sesi, Eliane Martins.

O curso é gratuito e até mesmo o material didático é fornecido aos alunos. A única exigência é que o aluno tenha, no mínimo, quinze anos e a duração é de seis meses.

Nem sempre a sala de aula é convencional.

– Já vi salas de aula nas varandas das casas. Fui à aldeia de pescadores Raposa, no Maranhão, e fiquei impressionada porque as pessoas montam salas na própria residência. É fantástico – diz Eliane Martins.

O projeto é uma parceria com o ministério da Educação.

– Nossa meta é alfabetizar dois milhões de alunos, o que significa 12% da meta nacional – afirma a coordenadora.