Servidores têm cursos grátis de especialização

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 4 de maio de 2006 as 11:05, por: cdb

Os servidores públicos estaduais poderão aprimorar seus conhecimentos em cursos de atualização e capacitação totalmente gratuitos. A iniciativa é conseqüência de acordo de cooperação técnica entre a Fundação Escola de Serviço Público (Fesp), da Secretaria de Administração e Reestruturação, e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com sede em Brasília e parceira da fundação no Rio de Janeiro.

O objetivo do convênio entre a Fesp e a Enap é ampliar oportunidades de capacitação para os funcionários públicos federais que atuam em órgãos no Rio. Em troca, 50% das vagas (entre 10 e 13) dos cursos ministrados na fundação serão preenchidas por servidores estaduais, que poderão freqüentar as aulas gratuitamente. A negociação com a instituição de Brasília ampliando o número de vagas é uma das metas alcançadas pelo presidente da Fesp, Paulo Sérgio Marques.

A Diretoria de Treinamento, que capacita servidores estaduais e todos os profissionais interessados nas áreas técnico-administrativa, gerencial e de informática, será responsável pelos cursos. O primeiro, “Desenvolvimento de Equipes”, com carga horária de 20 horas, está marcado para o período de 22 a 26 de maio, com quatro horas de aula diárias, das 9h às 13h, na sede da fundação, na Avenida Carlos Peixoto, 54, Botafogo, Zona Sul do Rio.

As inscrições já estão abertas e se estendem até o dia 12. Para se inscrever, servidores estaduais e federais devem procurar o representante técnico do seu órgão ou instituição junto à Fesp.

– Nós contamos, estrategicamente, para divulgação e inscrições nos cursos, com uma rede de representantes técnicos em todos os órgãos nas esferas federal e estadual. Eles são o braço da Fesp na instituição – explica a coordenadora de Projetos Especiais da Diretoria de Treinamento, Sheila Lara, lembrando que informações podem ser obtidas pelos telefones 2299-6964 e 2299-6962, da diretoria.

“Desenvolvimento de Equipes” é um curso dirigido aos servidores que atuam juntos no dia-a-dia. Segundo Sheila, no fim das 20 horas de aula o participante será capaz de reconhecer a importância do trabalho em equipe no contexto atual das organizações e no local em que trabalha, identificar a importância do indivíduo nas equipes, os objetivos comuns e o papel do gestor, e definir as principais características de uma equipe eficaz.

Técnicas vivenciais, dinâmicas de grupo, exercícios, elaboração de plano de ação e exposição dialogada fazem parte da metodologia.