Serviços públicos satisfazem 65% dos brasileiros

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 12 de março de 2003 as 19:55, por: cdb

O Índice Nacional de Satisfação com os Serviços Públicos(INSSP) divulgado nesta quarta-feira, no Rio, pela Fundação Getúlio Vargas, apresentou média de 65%. O maior índice foi registrado em Vitória (ES) – 69%, dentre as nove capitais pesquisadas, num universo de três mil pessoas.

O Rio de Janeiro ficou abaixo da média nacional, com 62%. Por serviço, a média de satisfação alcançou 78,4% na coleta de lixo e 71,2% no serviço de abastecimento de água. O mais baixo índice de satisfação da população foi registrado no serviço de saúde (48,8%). A pesquisa da FGV revelou que os mais velhos estão mais satisfeitos com os serviços públicos.

A aprovação foi de 70,4% entre as pessoas maiores de 60 anos e de 55,7% entre aquelas na faixa etária de 16 a 24 anos. As pessoas de menor escolaridade também estão mais satisfeitas: o índice alcançou 73,2% entre as que completaram apenas a ensino primário. Na cidade do Rio de Janeiro foram priorizados o serviço de saúde (78,2% dos entrevistados) e as escolas públicas (73,4%).

Os dois serviços são considerados prioridade para investimentos na capital fluminense. Segundo a FGV , o INSSP é importante porque contribui para a cidadania, subsidia reformas administrativas focadas no bem estar do cidadão e compõe um aspecto fundamental da qualidade de vida,como é percebida pela população.