Serviço de GPS via celular chega ao Brasil em 2004

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 22 de setembro de 2003 as 11:10, por: cdb

A Qualcomm apresentou na Telexpo Wireless 2003, realizada em São Paulo nos dias 17 e 18 de setembro, o seu serviço de localização via celular, o gpsOne. A empresa afirmou que esta tecnologia deverá chegar ao mercado brasileiro em 2004.

O gpsOne é um aplicativo para rastreamento em celulares CDMA. Mas esta não é a única função da ferramenta. Servindo como base para os Serviços Baseados em Localização (LBS), dispositivos que possuírem o gpsOne poderão localizar endereços (restaurantes, hotéis ou ruas) e pedir socorro em caso de problemas.

Além disso, o gpsOne com LBS possui um conjunto de serviços voltados para o segmento de entretenimento. Entre eles estão o chat, SMS, jogos interativos, além da possibilidade de localizar eventos esportivos ou culturais próximos do usuário. Tudo feito com auxílio do recurso de localização de posicionamento.

Para o segmento corporativo, que já emprega em larga escala a tecnologia GPS, o gpsOne pode ser aplicado em gerenciamento de rotas dos veículos de transportes ou de rastreamento de cargas e bens valiosos, entre outros.

Para quem deseja garantir a sua privacidade, o gpsOne possui um recurso para a cumprir esta função, o Location at Hand. Nele, o usuário pode escolher se quer ativar ou não a sua localização.