Serla vistoria obras em lagoas da Região dos Lagos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de outubro de 2006 as 10:49, por: cdb

O presidente da Serla (Superintendência Estadual de Rios e Lagoas), Ícaro Moreno Júnior, visitou nesta terça-feira vários municípios da Região dos Lagos. Ao lado do vice-presidente do órgão, Altamirando Moraes, e do diretor de obras José Carlos Pinto, ele fez vistoria de uma série de intervenções que possibilitaram a revitalização de importantes complexos lagunares da região.

Os mais de R$ 130 milhões investidos na recuperação de lagoas trouxeram grandes melhorias ao meio ambiente, através do desenvolvimento econômico sustentável, com o aumento da pesca, a valorização de imóveis e o incentivo ao turismo.

O roteiro começou em Maricá, com ponto de encontro na sede da prefeitura. Foram vistoriadas as obras de recuperação de duas pontes, que passarão a ter maior seção hidráulica (volume de passagem): a Ponte Preta, que liga as lagoas do Padre e da Barra, e a Lagoa de Bambuí, sobre o Canal do Cordeirinho, que liga as lagoas de Guarapina e do Padre. Essas obras fazem parte do projeto Maricá.

Depois os engenheiros foram em Saquarema, onde vistoriaram as obras de demolição da Ponte do Jirau e a dragagem do complexo lagunar. A antiga ponte está sendo demolida e em seu lugar será construída outra com vão central mais alto, permitindo a passagem de barcos de maior calado, e maior extensão entre as margens, para a passagem de maior volume de água.

Em Araruama foram inspecionadas as obras de dragagem do Canal de Itajuru e do término de construção de pontilhão sobre o canal do Rio Mataruna. A visita terminou, em Búzios, com vistoria das obras na Lagoa de Geribá.