Senadores discutem ações de combate à fome e à miséria 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 22 de março de 2011 as 07:05, por: cdb

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), sob a presidência do senador Paulo Paim (PT-RS), realiza neste momento audiência pública para discutir ações desenvolvidas no Brasil e em outros países para o combate à fome e à miséria. Participam do debate representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e das Relações Exteriores, além do assessor especial da Presidência da República Selvino Heck.

Também foram convidados Helder Mutéia, representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO); Laís Abramo, diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT); e Ulisses Riedel, presidente da ONG União Planetária.

No debate, deve ser discutido o Plano Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema, que está sendo elaborado pelo governo federal e deverá ser lançado ainda neste semestre. Conforme informações divulgadas pelo Executivo, o plano será baseado em três eixos: ampliação dos programas de transferência de renda; ampliação dos serviços públicos como o atendimento à saúde e o acesso à educação; e ações de inclusão produtiva, que vão desde a qualificação profissional até o acesso ao crédito.

Também deve ser destacada a necessidade de apoio às mulheres nos programas que visam erradicar a pobreza extrema. Em nota divulgada por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a presidente Dilma Rousseff apontou o viés feminino da pobreza no Brasil. “No Brasil, a pobreza tem cara: ela é muito feminina, está ligada às mulheres. Quanto mais pobre a família, maior a chance de que ela seja chefiada por uma mulher”, disse a presidente.

Mais informações a seguir

Da Redação / Agência Senado