Senadores dão nota 6,6 à liderança de Lula

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 8 de outubro de 2003 as 21:05, por: cdb

Os senadores concordam com a opinião pública na avaliação da liderança política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles deram nota média de 6,6 na pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (Ibep) para a Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro. Conforme o cientista político do Instituto, Walder de Góes, avaliações da opinião pública apontam nota média de 6,5.

A maior nota para a liderança política de Lula foi dada por senadores da região Sudeste (8,4) e a menor, pelos do Nordeste (5,5). Por partido, com exceção do PT (9,1), o PPS foi o que deu nota mais alta (9,5). As menores notas (5) foram dadas por senadores do PFL, do PDT e do PTB, que pertence à base aliada ao governo.

Sobre a avaliação do desempenho do governo Lula, 6% disseram que é ótimo, 43% consideram bom e 9%, péssimo. Entre os que responderam que é bom, o maior índice de aprovação (56%) vem das bancadas das regiões Sul e Sudeste. Na avaliação por partidos, 92% dos senadores petistas consideram bom o desempenho do governo e 54% dos senadores do PFL avaliam como regular, nível que só é superado pelos parlamentares do PDT (60%).

A pesquisa foi feita com 69 dos 81 senadores, entre os dias 29 de setembro e 6 de outubro.