Senado aprova Comissão de Comunicação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007 as 21:53, por: cdb

O Senado aprovou nesta quarta-feira a criação da Comissão de Comunicação, Ciência e Tecnologia. A nova comissão, a 11ª da Casa, que será presidida pelo senador Wellington Salgado (PMDB-MG), é resultado do desmembramento da Comissão de Educação.

Apesar de ser um dos compromissos do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com os líderes durante o processo de negociação das representações partidárias nas comissões, o desmembramento da Comissão de Educação não foi consensual.

Durante o processo de votação no plenário o senador Flávio Arns (PT-PR) manifestou-se contra, afirmando que a Comissão de Comunicação, Ciência e Tecnologia representava “uma acomodação” de cargos.

– Essa iniciativa foi tomada num processo de negociação de cargos ocorrida no início dessa legislatura -, denunciou.

O petista afirmou que a iniciativa vai esvaziar os trabalhos da Comissão de Educação, presidida pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Flávio Arns ressaltou ter recebido manifestações contra a decisão de se criar a nova comissão de entidades como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Associação Brasileira de Propriedade Intelectual e Conselho Nacional de Biossegurança.

A intervenção de Arns durante o processo de votação gerou reação. O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) lembrou que a criação da Comissão de Comunicação, Ciência e Tecnologia foi uma decisão dos líderes e do presidente Renan Calheiros, e acrescentou que neste sentido “acordos não poderiam ser quebrados”.