Semus celebra Dia Internacional de Prevenção a LER/Dort

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 13:39, por: cdb

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), celebrou com palestra, nesta terça-feira (28), o Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT). Profissionais do Cerest, da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) participaram do evento, no auditório da Guarda Municipal (Alemanha).

 

Com a intenção de conscientizar e orientar trabalhadores sobre prevenção de lesões no ambiente de trabalho, o fisioterapeuta do Cerest, Naylton Flávio, falou sobre os benefícios de uma boa postura durante o trabalho, e mesmo nas tarefas de casa, na prevenção da LER/Dort. “As pessoas cultivam a má postura e passam horas em uma posição errada que, ao final, pode lhes causar incômodo e dor”, afirmou.

 

O público, atento às informações, participou com perguntas e relatando situações do cotidiano. “Mesmo o ato de deitar requer cuidados para não forçar a coluna vertebral e desencadear um problema”, destacou o fisioterapeuta.

 

O Cerest realiza um trabalho de conscientização de empregados e empregadores e população em geral com foco na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. Desde o ano 2000, o último dia do mês de fevereiro é lembrado em vários países como o Dia Internacional de Conscientização sobre as LER/Dort. Segundo o Ministério da Previdência, em mais recente estudo, de 2009, o Brasil registrou 17.693 casos de doenças relacionadas ao trabalho. Dessas, 10.867 configuram LER/DORT.

 

Exercícios regulares que movimentem as articulações e postura correta nas atividades diárias garantem um corpo sadio e livre de dores. É o que alerta o salva-vidas e educador físico Ciro Dallas. “É preciso exercitar o corpo tendo em mente o condicionamento físico de cada um, mantendo um ritmo no cotidiano”, afirma.

 

Dallas é responsável pela orientação física no projeto Qualidade de Vida, desenvolvido pela Semusc. A Secretaria atuou como parceira da Semus no evento.

 

SAIBA MAIS

 

O que é?

 

As LER/Dort são doenças do trabalho causadas por uso inadequado e excessivo do sistema que agrupa ossos, nervos, músculos e tendões. Atingem principalmente membros superiores – mãos, punhos, braços, antebraços, ombros e coluna cervical.

 

Os sintomas mais comuns são dores, sensação de formigamento, dormência, fadiga muscular, perda de força muscular em consequência de alterações nos tendões, musculatura e nervos periféricos.