Semtran reinicia campanha contra colagem de cartazes em paradas de ônibus

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 06:22, por: cdb

Tweet

   Por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), a Prefeitura de Porto Velho reiniciou a campanha educativa que visa coibir a fixação de cartazes nos abrigos das paradas de ônibus. Uma equipe está fazendo vistoria em todos os setores da cidade, com objetivo de fotografar os abrigos danificados e notificar os responsáveis. “Quem não retirar as publicidades no prazo estipulado pelo Município poderá pagar multa de R$ 4 mil”, alertou o coordenador municipal de trânsito, Rogério Rodrigues Viana.

   Ele declarou que a campanha educativa começou há seis meses, mas teve que ser interrompida devido outras atribuições mais urgentes por parte da Semtran. Os infratores terão prazo de dez a 15 dias para retirar a propaganda, tanto pessoa física quanto jurídica. Quem não acatar, será penalizado conforme determina a lei municipal ordinária n° 1817/2009, que dispõe sobre a proibição de colagem de cartazes e panfletos em abrigos de ônibus e depredação do patrimônio público municipal. “Os reincidentes também serão punidos”, enfatiza.

   Nos últimos dias, a Prefeitura instalou abrigos de ônibus em toda extensão das avenidas Amazonas e Raimundo Cantuária, entre Mamoré e Nações Unidas. Em todos eles foram fixados avisos alertando sobre a existência da lei que proíbe a colagem de cartazes e propagandas nos abrigos. O mesmo ocorreu em 2011, quando teve início a campanha, também com a instalação de abrigos novos na Avenida Calama e na região central da cidade. No entanto, de acordo com Rogério Viana, muitos ainda insistem na desobediência, inclusive colando os cartazes ao lado do aviso da Prefeitura.

   O objetivo da campanha é a preservação do patrimônio e a limpeza desses espaços de uso comum. O coordenador municipal de transportes pede que as pessoas tenham consciência e ajudam o Município a zelar pelo bem de todos, construídos e mantidos com o dinheiro do próprio contribuinte.

Mais abrigos

   Rogério Viana também anunciou que a Prefeitura vai abrir licitação nos próximos dias para construir mais 50 abrigos e reformar outros 50. Eles serão instalados em pontos estratégicos, conforme levantamento prévio realizado pela equipe da Semtran. “Queremos oferecer mais conforto aos usuários do sistema de transporte, mas a comunidade precisa colaborar, não depredando aquilo que é de todos”, enfatizou.

Por Augusto José
Fotos: Frank Nery/ Medeiros 

Próximo &gt