Seminário discutirá estratégias brasileiras de defesa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de novembro de 2012 as 18:59, por: cdb

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), realizará nestas terça e quarta-feiras (27 e 28), no Auditório Nereu Ramos, o seminário Estratégias de Defesa Nacional.

Segundo a presidente da Comissão, deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), autora do requerimento para a realização do seminário, no momento em que se registra o protagonismo brasileiro no cenário internacional, aliado à sua pretensão de conquistar um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, o tema defesa nacional ganha destaque na agenda geopolítica do País. “O Ministério da Defesa está realizando estudos que visam a modernizar e reequipar as Forças Armadas. Dessa forma, a Comissão deve participar de forma intensa desses debates”, defende a parlamentar.

A previsão é de que o seminário seja aberto com palestra do Ministro da Defesa, Celso Amorim, e de que o encerramento fique a cargo do chefe do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, José Carlos de Nardi, que apresentará as linhas gerais do Plano de Articulação e Equipamentos de Defesa (Paed). Também farão exposições no encerramento os comandantes da Marinha, Julio Soares de Moura Neto; do Exército, Enzo Martins Peri; e da Força Aérea, Juniti Saito.

Participarão ainda dos cinco painéis de debates, estudiosos, integrantes das Forças Armadas e os principais agentes que elaboram e executam a política de defesa do País.

O seminário começa às 14 horas na terça-feira e às 9 horas na quarta-feira, se estendendo por todo o dia. Veja a programação completa.

Da Redação/MM
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara Notícias’