Semeia já iniciou os cursos de Inclusão Digital e Educação Ambiental

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 18:44, por: cdb

Ter, 24 de Janeiro de 2012 16:36

Os educandos do Telecentro da Escola de Educação Ambiental, além dos conteúdos de informática básica também aprendem boas práticas ambientais

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) deu início aos cursos de Informática Básica e Educação Ambiental por meio do Telecentro de Inclusão Digital da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal (Eahflor).

A primeira turma de 2012 teve início no dia 16 de janeiro com uma palestra introdutória sobre educação ambiental. Segundo Alan Vulcão, instrutor do Telecentro da Eahflor, a primeira aula de todas as turmas sempre traz a temática ambiental e, durante o curso, são promovidas visita orientadas, debates e pesquisas sobre o tema.

“No curso, além de aprender os programas básicos de informática, também abordamos as questões ambientais, buscando contextualizar a problemática no intuito de promover mudanças de comportamento”, disse Alan Vulcão.

O telecentro atua no intuito de promover inclusão social e digital da população de baixa renda, visando à capacitação, formação, acesso à informação e pesquisa, oportunizando a qualificação para o mercado de trabalho.

A meta para este ano é capacitar 120 pessoas em informática básica e educação ambiental. A faixa etária comtemplada com o curso só tem limitação para a idade mínima, a partir dos de doze anos. Portanto, as turmas são formadas por adolescentes, jovens, adultos e idosos.

A metodologia aplicada utiliza a tecnologia da informação como forma de potencializar a capacidade intelectual, cultural e profissional, associados ao direito a informação e a comunicação, bem como a valorização dos aspectos culturais dos alunos.

As aulas acontecem no período da tarde, sendo duas turmas de 14 às 16 horas e de 16 às 18 horas, de segunda-feira a sexta–feira. Informações e inscrições devem ser feitas na Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal, avenida Antônio da Rocha Viana – Bairro Vila Ivonete, tel. 3228-2377 ou 3228-3326 (ramal 206).