Semana do Consumidor vai ao Calçadão conscientizar a população sobre o consumo responsável

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Publicado sábado, 24 de março de 2012 as 13:13, por: cdb

Publicada em 24/03/2012 – Atualizado em 24/03/2012 16h06m

Semana do Consumidor vai ao Calçadão conscientizar a população sobre o consumo responsável

Com o objetivo de educar a comunidade para o consumo responsável e sustentável, uma equipe do Procon/SM ocupou o Calçadão Salvador Isaia, na manhã deste sábado. Cerca de 10 alunos do curso de Direito da Unifra e mais o coordenador do órgão, Vitor Hugo do Amaral Ferreira distribuíram material informativo da campanha de Educação para o Consumo. A ação faz parte das atividades da 4ª Semana do Consumidor, que iniciou no dia 15 de março, data em que se comemorou o Dia Mundial do Consumidor.

Quem passou pelo calçadão recebeu o folder produzido e distribuído pelo Procon/SM, com informações sobre o consumo sustentável; dicas de como utilizar as lixeiras para recicláveis; orientações sobre o manejo sustentável do lixo; consumo responsável e uma relação dos Deveres do Consumidor Responsável. No final, o consumidor responder as perguntas de um teste que irá acusar se ele é ou não um consumidor responsável.

O coordenador do Procon esclarece que a campanha tem o intuito de promover a sensibilização sobre os temas que compreendem a sociedade de consumo e o meio ambiente, focando-se na qualidade de serviços essenciais, tais como o fornecimento de água, coleta de resíduos e demais setores que possam contribuir à promoção do consumo equilibrado. Ferreira ensina que uma das formas de ser um consumidor responsável é reconhecer quais as empresas que têm práticas de consumo sustentáveis.

A orientadora Educacional, Hilda Portela Soares, foi uma das pessoas que foram abordadas pelos alunos. Ela recebeu o folder e aprovou a campanha. Hilda ainda sugeriu que o Procon fiscalize mais os estabelecimentos, especialmente os supermercados, que cometem muitos equívocos em relação aos preços. Segundo Vitor Hugo as pessoas também procuraram o Procon para reclamar sobre empresas de telefonia, as campeãs de reclamações dos consumidores.

A programação da 4ª Semana do Consumidor se desenvolve até o dia 29 deste mês, quando terá a apresentação à comunidade da revista da Mônica, elaborada pelo maior cartunista do Brasil, Maurício de Souza. A publicação trata a temática do superindividamento, através de uma história em quadrinhos, com os personagens da Turma da Mônica. O coordenador do Procon/SM, Vitor Hugo do Amaral Ferreira, explica que essa atividade contempla toda a questão do envolvimento do Procon com as escolas do município, tanto as municipais, como estaduais e também as particulares.

Consumo Sustentável

O conceito de consumo sustentável passou a ser construído a partir do termo desenvolvimento sustentável, após a Agenda 21, documento produzido durante a Conferência das nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro, em 1992. Os temas principais deste documento falam justamente sobre mudanças de padrões de consumo, manejo ambiental dos resíduos sólidos e saneamento. Abordam ainda, o fortalecimento do papel do comércio e da indústria. O desafio de que todos passem a pensar seriamente na necessidade de reciclar. Adotar um novo estilo de vida e de padrões de consumo é uma tarefa de todos.

Para manejo sustentável do lixo é preciso:

-Reduzir o consumo e a geração de lixo
-Preferir produtos que não gerem resíduos
-Reutilizar o material
-Reciclar
-Depositar o lixo nos locais apropriados

Deveres do Consumidor

-Exigir Nota Fiscal
-Avaliar a compra: valor do produto, taxas de juro, formas de pagamento, possibilidade de aquisição
-Não comprar produtos piratas
-Optar pela compra de artigos duráveis e que tenham conserto
-Dar preferência a embalagens e recipientes de vidro
-Avaliar o comprometimento do fornecedor com o consumidor
-Colaborar com o equilíbrio e hamonização das relações de consumo

 

Texto e fotos: Jorn. Vera Jacques