Semana do Bebê prossegue nesta quinta com oficina de massagem para recém-nascidos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 10:12, por: cdb

A programação da 1ª Semana do Bebê, realizada pela Prefeitura de Campina Grande, terá continuidade nesta quinta-feira, 29, a partir das 8h, com uma oficina de “Shantalla – massagem para bebês” que será ministrada pelos profissionais da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Tambor I.

A Shantalla favorece o contato físico do bebê com a sua mãe, já a partir do segundo mês de vida, além de ajudar na formação e bom funcionamento do aparelho locomotor. No mesmo horário, na UBSF Cidades II, será realizada uma roda de conversas sobre “Cuidados com o bebê”. Outra roda de conversa sobre “Pré-Natal” será realizada, também às 8h, na UBSF Tambor II.

Na UBSF Raiff Ramalho, às 8h, acontecerá palestra sobre “Cuidados com o bebê” e a UBSF Argemiro de Figueiredo fará atividades com o grupo de gestantes. Na UBSF Serra da Borborema, no mesmo horário, será realizada roda de conversas com mães da puericultura. Na UBSF Nossa Senhora Aparecida, às 8h e às 14h, terá oficina sobre “Cuidados com o recém-nascido e métodos anticoncepcionais”. Às 9h, na UBSF José Pinheiro II, serão realizadas atividades com gestantes sobre “Os cuidados na primeira infância”. Neste mesmo horário, na UBSF Jeremias II, acontecerá apresentação teatral com ACS (Agentes Comunitários de Saúde).

A partir das 14h, na sala de espera da UBSF Catolé de Zé Ferreira, enquanto aguardam atendimento, as pessoas receberão orientações sobre “Aleitamento materno e cuidados com o bebê”, além de um bingo temático. Também neste horário, na UBSF Velame I e II será realizada palestra sobre “Cuidados com a higiene do bebê”. Na loja de relacionamento da Unimed, ao lado do Terminal de Integração, a cooperativa médica que é parceira da Secretaria Municipal de Saúde na realização do evento, estará promovendo um “Curso de gestantes”.

A Facisa/FCM, que também está apoiando a 1ª Semana do Bebê, estará realizando, a partir das 14h, o “2º Colóquio de Fisioterapia na Saúde da Mulher – Assistência ao ciclo gravídico-puerperal como precursora da saúde infantil”. Na Escola Municipal da Costa Cirne, às 9h, e na Escola Municipal Maria das Vitórias Uchoa, às 15h, haverá ciclo de palestras.

A Semana do Bebê, que tem como tema “Criança feliz é criança saudável”, está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, Unicef e Unimed Campina Grande, com os apoios do Ministério Público do Trabalho, Cesed, Facisa/FCM, Ruan Filmagens, Fadinha, Hyundai Caoa e Fome Zero. A programação prossegue até o dia 31 deste mês.