Semana de saúde na escola focada na obesidade infantil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 14:08, por: cdb

29/02/2012 – 17:02Semana de saúde na escola focada na obesidade infantil

SEMANA DE SAÚDE NA ESCOLA FOCADA NA OBESIDADE INFANTIL

No decorrer da Semana de Saúde na Escola, definida pelo Programa Saúde na Escola (PSE), a obesidade infantil em alunos que cursam até a 6ª série será tema principal de palestras e avaliação. O PSE foi criado pelo Governo Federal, tendo o município aderido no último trimestre de 2011.

Ele contempla oito estabelecimentos de ensino fundamental em Marabá, localizados em áreas circunvizinhas às unidades que disponibilizam o PSF – Programa Saúde da Família. Na tarde de hoje, 29, as secretarias municipais de Saúde e Educação reúnem-se para definir a período da Semana da Saúde na Escola, que em nível nacional acontece no período de 05 a 09 de março.

Inicialmente, quatro escolas serão beneficiadas: José Mendonça Vergolino, Rufina Nascimento, Magalhães Barata e Santa Rosa II, todas situadas na Marabá Pioneira, único bairro onde há três PSF, situados nas unidades básicas João Batista Bezerra (02) e Demosthenes Azevedo. No mês de maio, as demais escolas serão beneficiadas. Segundo os coordenadores do evento, durante quatro dias da semana, serão oferecidas palestras sobre alimentação saudável e prevenção à obesidade.

Além disso, será realizada avaliação antropométrica e vacinação própria da adolescência como a tríplice viral, hepatite e dupla adulto (contra tétano e difteria). De acordo com a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2008/2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Brasil, uma em cada três crianças com idade entre 05 e 09 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde.

Ainda segundo a POF, os jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009. A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta.

A intenção do PSE com a Semana da Saúde na Escola é orientar os estudantes da rede pública da educação básica para uma vida saudável, alertando-os sobre futuras doenças, a partir de ações de avaliação das condições de saúde, prevenção, promoção e educação permanente de profissionais, adolescentes e jovens.

Em parceria, os ministérios da Saúde e da Educação e prefeituras municipais, integram as redes de educação e o Sistema Único de Saúde, articulando as equipes de saúde da família e as de atenção básica com as escolas.