Semana da Saúde na Escola aborda obesidade no ambiente estudantil

Arquivado em:
Publicado Sexta, 02 de Março de 2012 às 11:21, por: CdB

(02/03/2012) - Saúde públicaSemana da Saúde na Escola aborda obesidade no ambiente estudantil

O combate à obesidade infanto-juvenil é o tema do trabalho a ser desenvolvido na próxima semana pelos profissionais das redes municipais de ensino e saúde de Ipatinga, com a implantação do Programa Saúde na Escola (PSE), que vai acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos. Na próxima semana, acontecem as atividades nas escolas municipais, que vão atender cerca de 27 mil alunos com ações de promoção e prevenção à saúde.

Nesta sexta-feira (2), a Prefeitura de Ipatinga deu o pontapé inicial dos trabalhos, como treinamento de 100 profissionais, entre enfermeiros e professores de Educação Física. Eles participaram de um programa de treinamento realizado pelo professor Tasso Coimbra Guerra, mestre em Educação Física com ênfase em Obesidade Infantil e coordenador dos cursos de Educação Física e Fisioterapia do Unileste-MG, parceiro da Secretaria Municipal de Saúde neste projeto. As aulas foram realizadas no Centro de Formação Pedagógica (Cenfop), na Escola Municipal Padre Cícero de Castro, no bairro Bom Retiro.

O PSE integra as secretarias municipais da Educação e Saúde, que vão atuar em conjunto em três frentes de trabalho. O primeiro passo envolve a avaliação das condições de saúde: estado nutricional, incidência precoce de hipertensão arterial; saúde bucal, visual e auditiva; e a avaliação psicológica do estudante.

Com base nas informações levantadas nas escolas, o Programa vai planejar as ações de promoção e prevenção à saúde. “Além disso, vamos desenvolver um programa de educação permanente para os profissionais de saúde e da educação envolvidos. A integração das redes públicas é uma experiência nacional que busca levar até as escolas o direito de acesso universal a saúde e melhorar o desempenho dos estudantes”, explicou Alexandre Henriques de Paula, coordenador do Programa Saúde na Escola.

Combate à obesidade

Na próxima semana, entre os dias 5 e 9 de março, os profissionais que participaram do treinamento desta sexta-feira estarão nas escolas municipais para realizar avaliações de peso e altura dos estudantes. Também serão realizadas em cada escola três palestras com temas como saúde da família, saúde sexual e prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) e os riscos e perigos do uso de drogas, álcool e tabaco.

Conforme os profissionais de saúde, o excesso de peso entre crianças e adolescentes é uma preocupação em todo o país. Pesquisas mostram que uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos está com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esses estudos revelaram ainda que os jovens na faixa etária de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.

Por: ACS/PMI

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo