Semana da Moda de Milão começa com versatilidade

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 23 de setembro de 2002 as 16:52, por: cdb

O centro das atenções da moda mundial passou para Milão nesta segunda-feira, onde modelitos românticos ofereceram a um público envolto em capas de chuva uma prévia de como serão as noites na praia no verão de 2003.

Enquanto os principais críticos e compradores tentavam descansar por alguns dias entre a Semana de Moda de Nova York e os desfiles mais importantes da Itália, uma leva de fashionistas não se desanimou com a chuva que caía em Milão e foi prestigiar as primeiras coleções do calendário italiano.

A grife italiana Luciano Soprani, mais conhecida na Ásia do que em seu país de origem, assumiu a tradicional responsabilidade de abrir a maratona de quase 100 desfiles.

Luxuosas sedas e jérseis de algodão envolviam os corpos das modelos, amarrados ou fechados com alfinetes, criando um visual simples, mas elegante, que pode sair diretamente da praia para um bar.

“Não crio uma coleção pensando em uma única mulher ou num só estilo”, disse o estilista Alessandro Turci à Reuters depois do desfile. “Qualquer mulher deve poder vestir qualquer coisa, em qualquer momento.”

Turci, que assumiu a grife no início do ano, misturou sutiãs de faixa brancos com saias irregulares, além de tops de crepe de seda combinados com microssaias que cobriam pouco mais do que a parte de baixo do biquíni.

A mania do chiffon esvoaçante vista no ano passado se manteve, mas desta vez em camadas únicas de amarelo ou castanho avermelhado, transparente o suficiente para revelar as tatuagens das modelos.

APENAS UM VESTIDO

O clima de praia também percorreu a coleção da Clips, na qual seda bege e renda de trama solta formaram o pano de fundo para as contas azuis-turquesa e o coral retirado da baía de Nápoles.

“A beleza do verão está tanto no que se descobre quanto naquilo que se cobre”, disse a estilista Daniela Carano nos bastidores do desfile.

Contas e paetês cobriram os corpos das modelos como espuma solidificada, enfeitando vestidos de noite, shortinhos minúsculos e um body inteiriço que parecia próprio para Diana Riggs, estrela de “The Avengers”.

A semana de moda italiana vai até 1o de outubro, sendo que os grandes nomes, como Armani, Versace e Dolce & Gabbana, farão seus desfiles a partir da sexta-feira.

Também constam do calendário o primeiro desfile do estilista Christian Lacroix para a maison Pucci, o 50o aniversário da Missoni e uma visita da rainha Rania, da Jordânia.