Sema comemora Dia Mundial da Água plantando árvores

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 07:30, por: cdb

Tweet A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema) comemorou o dia Mundial da Água com o plantio de várias arvores no bairro São Cristóvão. O local escolhido foi uma Área de Preservação Permanente (APP) localizada entre as ruas Salgado Filho e Álvaro Maia.
 Primeiramente as equipes da Semusb limparam o córrego do local e hoje equipes da Sema retornaram à APP para realizar o plantio de 80 mudas de Ipê roxo e Andiroba, sendo que lá já existem cajueiros e aceroleiras. As mudas de árvores vão proteger a área. “Isto também promove um espaço de convivência e evitar o assoreamento, pois as raízes sustentam o solo e não permitem que a terra da margem caia dentro do Igarapé”, disse Flavio Morais, secretário adjunto da Sema.
      A ação foi realizada em conjunto com os acadêmicos da Faculdade Fimca. “Estamos trabalhando em conjunto buscando parcerias. Neste dia nada mais justo do que proteger esta área”, completou Flávio
      Neila Rodrigues está no primeiro período de Ciências biológicas e parabenizou a iniciativa da Sema. “É uma experiência nova estar em contato com o meio ambiente e ajudar a preservar o córrego, pois se não plantarmos nessa área com o passar do tempo pode acontecer erosão”, conta.         Maria Ondina Araújo, 66, moradora do Bairro, se ofereceu para realizar o plantio de um Ipê.  “Nossa Porto Velho vai florescer e ficar linda. Quero agradecer à prefeitura pelo cuidado com esta área, pois quem passa por aqui não imagina que há tempos este lugar era um córrego e tinha muito lixo”, disse.

 Condomínios

    Dentro das ações da Sema, iniciou nesta quinta-feira, 22, o projeto de arborização nos condomínios residenciais. A primeira ação foi no bairro Nova Floresta, no condomínio residencial Vila da Eletronorte, Setor Oeste, onde iniciou o plantio de 500 mudas. Dez outros receberão o plantio. “Este é mais um dos projetos que constitui o programa de arborização ’Cidade Verde’ da Sema”, disse Dennis de Souza Oliveira, assessor executivo especial.

  Participaram da ação alunos do colégio Classe A. Adriana Alves, professora de Ciências, conta que é uma proposta boa trabalhar com as crianças sobre o meio ambiente. “Eles estão interessados em saber qual árvore plantou e se podem vir cuidar. Quando souberam que iam plantar Pau Brasil, lembraram da questão histórica e falaram: Nossa, vamos plantar a árvore que deu nome ao nosso país”, disse.

Por: Rebeca Barca
Fotos: Medeiros