Seletiva em Joinville é show à parte no Sesc

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 7 de maio de 2006 as 13:44, por: cdb

A partir de 10 de maio começa a seletiva dos mais 700 grupos que se inscreveram para participar do 24º Festival de Dança de Joinville. A escolha será feita pela Comissão Artística, que também avaliará, ao vivo, os grupos joinvilenses. Esse evento à parte será realizado nos dias 13 e 14 de maio, com apresentações no Ginásio do Sesc Joinville. Os grupos poderão ter até torcida – cada um deles recebe uma cota de ingressos, que podem ser distribuídos ao público. Durante o dia, os bailarinos também precisam agir como se já estivessem no festival e por isso realizam ensaios de palco.

O maior festival de dança do mundo, atestado pelo Guiness Book 2005, acontece de 19 a 29 de julho no complexo do Centreventos Cau Hansen. Grupos ou escolas classificados em primeiro lugar no Meia Ponta e na Mostra Competitiva do Festival de Dança de 2005 têm vaga assegurada nos eventos de 2006. O envio dos documentos e o pagamento da taxa de inscrição devem ser realizados apenas no fim do mês de maio, após a divulgação da lista dos grupos e coreografias aprovadas na seleção deste ano.

Para avaliação do Balé Clássico de Repertório os critérios analisados são a qualidade artística e técnica dos intérpretes, adequação das peças escolhidas para os bailarinos e a fidelidade à versão proposta. Aos demais gêneros, além da qualidade artística e técnica dos intérpretes, será avaliada a estrutura da composição coreográfica e o desenvolvimento adequado do tema proposto.

No ano passado, o grupo folclórico  Mazowsze – Balé Nacional da Polônia – foi a grande atração da Noite de Abertura. O grupo vem da Região Central da Polônia, conhecida por Mazóvia, e é considerado um dos mais importantes grupos de dança folclórica da atualidade. Fundado em 1948, o Mazowsze  apresenta um folclore estilizado e se destaca por ter conseguido criar um repertório internacional, a partir da dança regional. O corpo de balé foi novamente convidado para visitar o Brasil este ano.