Segundo LIRAa de 2012 começa nesta segunda-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de março de 2012 as 14:53, por: cdb

JUIZ DE FORA – 2/3/2012 – 17:43

Segundo LIRAa de 2012 começa nesta segunda-feira

O segundo Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2012 terá início nesta segunda-feira, 5, prosseguindo até o dia 9, caso as chuvas não atrapalhem os trabalhos. Ao todo, 203 bairros serão visitados em toda a cidade, sendo visitados 20% de cada um dos 743 quarteirões previstos para o levantamento, englobando 7.349 imóveis. Para a execução dos trabalhos, vai estar disponível um contingente de 161 profissionais do Departamento de vigilância Epidemiológica e Ambiental.

“Durante a inspeção, se algum foco do mosquito da dengue for encontrado, de imediato é feita a sua eliminação”, conta o coordenador Geral de Campo, Juvenal Marques Franco. E complementa: “O resultado do LIRAa será determinante para nortear ações estratégicas para os trabalhos em campo, além da assistência a ser prestada à população durante todo o ano”. Assim como os demais, o segundo LIRAa de 2012 acontece em parceria com técnicos da Superintendência Regional de Saúde (SRS).

Estrategicamente, a cidade será subdividida em 17 estratos – cada estrato é composto por um conjunto de bairros. “Por meio de sorteio realizado por um programa eletrônico da SRS, serão escolhidos os quarteirões a serem inspecionados pelos agentes de Combate a Endemias (ACE) em cada bairro”, explica Franco. Ele acrescenta que, após a realização do LIRAa, serão verificados os pontos de maior incidência de focos do mosquito Aedes aegypti onde serão realizadas ações estratégicas de combate ao vetor.

Encontrados focos do mosquito transmissor da dengue, estes são coletados e levados ao Laboratório de Entomologia do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), da Secretaria de Saúde, para análise. “A pesquisa leva em conta larvas e pupas do mosquito”, ressalta. O levantamento vai permitir um prognóstico da cidade, criando perspectivas com relação à manifestação da doença na cidade. “Além disso, vai contextualizar Juiz de Fora no cenário mineiro, levando em conta avaliações que acontecem simultaneamente em outros municípios”, complementa. A série histórica do município, a partir de 2009, pode ser conferida em documento anexo.

Redução é de 96%

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na última segunda-feira, 27, pelo DVEA da Secretaria de Saúde, Juiz de Fora registra redução de 96% no número de casos confirmados para a dengue no município, em relação a este mesmo período no ano passado. Ao todo, foram registradas 74 notificações para a doença, dessas, oito casos foram confirmados, 27 descartados e 39 estão aguardando resultado. Em comparação ao ano passado, neste mesmo período, o município registrava 290 notificações, 186 casos confirmados e 91 descartados.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7490 / 7464.
SECRETARIA DE SAÚDE