Sedesc e Fundtur se reúnem no dia 9 para propor criação do Centro de Referência do Turismo Rural

Arquivado em:
Publicado Quarta, 07 de Março de 2012 às 03:28, por: CdB
Desenvolvimento -Quarta-Feira 07 de Março de 2012

Sedesc e Fundtur se reúnem no dia 9 para propor criação do Centro de Referência do Turismo Rural

Equipes técnicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio (Sedesc) e da Fundação de Turismo do Governo do Estado se reúnem no próximo dia 9 de março, a partir das 8h, na Central de Atendimento ao Turista (CAT) na BR 262 com objetivo de discutir a proposta de criação do Centro de Referência do Turismo Rural e Informações Turísticas.

Para isso, técnicos da Sedesc, Fundtur-MS e do Planurb estão realizando desde o início da semana visitas nas propriedades com potencialidades de desenvolvimento do turismo rural para convidarem os proprietários a participarem do evento. O objetivo é mostrar aos convidados os benefícios e a valorização que o turismo rural pode proporcionar a uma determinada região, desde que seja feito com planejamento e orientação, a fim de evitar prejuízos ao meio ambiente.

Conforme a justificativa do projeto, a atividade de turismo na região da BR 262, na saída para Três Lagoas, pode ser um alternativa de desenvolvimento sustentável desde que haja a concepção e a implementação de ações integradas que viabilizem a conservação e manutenção do patrimônio histórico, cultural e natural.

Outro fator importante é a criação de mercado de consumo local para os produtos de origem agrícola, oferecendo uma alternativa para complementar a renda das famílias rurais. Esse mercado pode ser explorado por meio de produtos característicos da região e que tenham qualidades diferenciadas em relação aos encontrados no comercio tradicional.

A iniciativa da Prefeitura de Campo Grande é ceder o atual CAT localizado na BR 262 para administração da Associação Brasileira de Turismo Rural, por meio de um Termo de Concessão de Uso. A proposta prevê a cedência por um período determinado de tempo, ampliação do local para que funcione comercialização da gastronomia regional/rural, sucos, lanches, petiscos, caldos, cafés, entre outros.
 

Fonte/Autor: Aline Oliveira MTB 044/MS


Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo