Secretário Municipal de Cultura participa em Brasília de seminário do MinC

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 13:53, por: cdb

Publicada em 29/02/2012, às 16h50

Por Brunella França

Secretário Municipal de Cultura participa em Brasília de seminário do MinC

Imagem divulgação

Cartaz do 1º Seminário Planos de Cultura

Até esta sexta-feira (02), Brasília recebe secretários de cultura de todo o Brasil para o 1º Seminário Planos de Cultura, que tem o objetivo de auxiliar Estados e municípios na elaboração de seus Planos de Cultura.

O seminário também tem como iniciativa auxiliar as Representações Regionais do Ministério da Cultura (MinC) na constituição dos sistemas Estaduais e Municipais de Cultura (em parceria com a Unesco).

Vitória está entre as capitais brasileiras em processo de finalização de seu Plano Municipal de Cultura. Além disso, a cidade já está integrada ao Sistema Nacional de Cultura, ferramenta estratégica para a gestão pública do segmento no País.

Os planos regionais de cultura serão ou estão sendo construídos com a contribuição da sociedade a partir de subsídios colhidos durante as Conferências Estaduais e Municipais de Cultura e dos debates realizados dentro dos Conselhos de Política Cultural.

“Gestão cultural é a palavra-chave deste seminário. Entendemos que a administração da Cultura não pode seguir os mesmos parâmetros da criação cultural e artística, que é e deve ser livre”, destacou ou o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro, que participa do encontro.

Ele ainda complementa: “Estamos pensando a Cultura de Vitória e do Brasil a médio e longo prazos e nosso desafio é assegurar a continuidade de políticas públicas de Cultura, tornando-as políticas de Estado, não de governo”.

Com edição de Deyvison Longui