Secretário de Educação participa de encontro França-Brasil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 30 de novembro de 2005 as 12:45, por: cdb

O secretário de Educação, Claudio Mendonça, participou, em Campos, no Norte Fluminense, do encontro França-Brasil.

Para os professores de francês da rede estadual na cidade, o Ano do Brasil na França não se restringe a 2005.

Há 20 anos eles promovem esse evento para manter debate permanente sobre o ensino da língua.

O projeto tem o apoio da Secretaria de Educação e do Consulado Geral da França e será realizado durante dois dias.

A abertura foi às 9h, no Ciep José do Patrocínio, com a banda do Corpo de Bombeiros. Às 11h, os alunos se apresentam no auditório da escola, declamando poemas de autores franceses, cantando músicas e encenando peças em francês.

A Casa de Cultura Villa Maria, que fica ao lado do Liceu de Humanidades de Campos, vai exibir às 14h30 o longa metragem “Les choristes” (“A música que vem do coração”) e em seguida os professores vão analisar o filme.

A noite termina com mais música e teatro, com a apresentação dos alunos do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do Liceu, às 19h.

Na quinta-feira, a festa continua no Liceu. Às 9h haverá apresentação do Coral Solar do Liceu e do Coral Infanto Juvenil da unidade escolar.

Às 10h30, os professores participam do debate “O ensino da língua francesa no contexto atual”, no qual vão apresentar propostas de ampliação da disciplina para a rede municipal e para outras séries da rede estadual.

Marisa Calil Henriques, professora de francês e uma das organizadoras do evento, comemora o encontro.

– É uma forma de valorização da língua. Hoje em dia é quase impossível falar um idioma só – afirmou Marisa.

Após o almoço, às 15h30, os alunos, vestidos à moda de Hollywood, como nos grandes musicais, se apresentam no auditório da escola.

Aproveitando o Ano do Brasil na França, a Secretaria de Educação está estreitando os laços entre as duas nações, no âmbito da educação.

Em outubro, uma comitiva visitou Paris. Foram cinco alunos, vencedores do concurso de redação “A influência da Missão Artística Francesa de 1816 no Rio de Janeiro”.

Na capital francesa, dez alunos do grupo Guadalaxé, do Colégio Estadual Guadalajara, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, mostraram a dança e a cultura brasileiras.
Ciep José do Patrocínio – Rua Dom Aquino Corrêa – Parque São Jorge.
Liceu de Humanidades de Campos – Praça Barão do Rio Branco 15, Centro.