Secretário de Defesa dos EUA prevê queda de regime norte-coreano

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 24 de setembro de 2003 as 04:33, por: cdb

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, prognosticou, na última terça-feira que ‘algum dia’ o povo norte-coreano vai acabar derrubando o regime comunista que governa o país durante mais de meio século.

Em um discurso ante o Conselho Empresarial EUA-Coréia do Sul, o chefe do Pentágono assinalou que embora agora a situação seja sombria, ‘estou convencido que algum dia a liberdade chegará ao povo da Coréia do Norte’.

Rumsfeld se referiu também a planos dos Estados Unidos para deslocar as tropas norte-americanas da zona desmilitarizada que separa a Coréia do Norte da Coréia do Sul desde o fim do conflito em 1953.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos assinalou que esses planos não significam que os EUA queiram abandonar o compromisso de defender a Coréia do Sul. Os Estados Unidos mantêm ao redor de 37.000 efetivos militares na Coréia do Sul.

– Não haverá nenhuma mudança em nosso compromisso com a defesa da Coréia do Sul, que não haja nenhuma dúvida disso – assinalou.

Ele acrescentou que pelo contrário, durante os próximos quatro anos os EUA querem realizar ‘investimentos substanciais’ em sua aliança militar com a Coréia do Sul.