Secretaria Municipal de Agricultura tem novo titular

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de março de 2012 as 11:46, por: cdb

Tweet   O prefeito Roberto Sobrinho, recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira, 02, o vereador José Wildes, que entregou na quinta-feira, 01/03, o cargo de secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, que vinha conduzindo há um ano e dez meses. José Wildes retornou à cadeira que havia deixado Câmara Municipal. Ele agradeceu o apoio do prefeito Roberto Sobrinho presente durante toda sua gestão. “A orientação do prefeito Roberto Sobrinho era de levar ao homem do campo mais oportunidades de trabalho e renda e isso aconteceu. A Semagric resgatou programas como o Programa Agroecológico Integrado e Sustentável (PAIS), capacitando o pequeno produtor para que pudesse trabalhar de forma sustentável. Hoje são dezenas de famílias produzindo, escoando e vendendo seus produtos, com a ajuda da prefeitura e por meio do PAIS. E ainda o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), foi ampliado oportunizando que muitos trabalhadores rurais pudessem recuperar suas terras e voltar a produzir. Foram 3500 toneladas de calcários entregues nas mais diversas regiões da área rural de Porto Velho”, disse o vereador.
   Além disso, segundo Wildes, a Semagric fortaleceu e incentivou a criação de associações e cooperativas. “Isto possibilitou que as agroindústrias chegassem a várias regiões rurais da cidade. Vinte e sete agroindústrias e outros equipamentos, como casas de farinha, máquinas de arroz, despolpadeiras, freezers, miniusina de leite e tanques de resfriamento, foi entregues as associações rurais gerando mais emprego e renda.

Homem do Campo, no Campo

   Ele disse ainda que a prefeitura vem priorizando fixar as famílias do campo, no campo com a oportunidade de melhoria da qualidade de vida, nas diversas localidades rurais de Porto Velho. Diante disto, programas como o Direto da Roça tem sido um verdadeiro aliado, pois através de caminhões ou barco beneficiam mais de 80 famílias ribeirinhas com o transporte de seus produtos.  “Só em 2011 foram transportados gratuitamente para os trabalhadores rurais 10 mil toneladas de produtos, dentre eles banana, açaí, cupuaçu, feijão de corda, melancia, pupunha, coco e outros”, disse.
   Wildes comentou ainda que a Semagric ampliou o trabalho com instituições como Sebrae, Emater, Embrapa, possibilitando a pesquisa e a assistência técnica e incentivo ao empreendedorismo. O Serviço de Inspeção Municipal foi outro ponto trabalhado. Sendo hoje referência para outras cidades. “O SIM emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias vigentes na legislação, e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção. Esse serviço controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos, carnes, queijo, ovos, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com Selo de Garantia todos esses produtos”, explicou o secretário.
   O prefeito também agradeceu o empenho de José Wildes durante a gestão na Semagric e explicou que isto faz parte da mudança que deve acontecer na gestão municipal, devido ao período eleitoral que se aproxima. O presidente do PT, Tácito Pereira também esteve presente.

Plano Estratégico 2012

   O ex- secretário entregou ainda ao prefeito o Plano Estratégico da Semagric para 2012, que foi concluído no último mês. Quem assume a partir de agora, interinamente, é Jeoval Batista, que conduzia o cargo de adjunto da Semagric. Jeoval disse que a secretaria já inicia o semestre com o acompanhamento e monitoramento da implantação das atividades de tanques Rede nos lagos das Usinas de Santo Antônio e Jirau; a implantação de tanques rede com o cultivo do Tambaqui e Pirarucu em Fortaleza do Abunã e a continuidade da implantação dos tanques escavados; a implantação de agroindústria de Beneficiamento de Peixes no Baixo Madeira; o cultivo da pupunha para palmito, agregado ao extrativismo do Babaçu em Jacy- Paraná e Entorno; a continuidade do projeto de Mandiocultura no Joana D’Arc III, o fortalecimento da pecuária de Leite; o programa de incentivo a projetos de pequenos animais. A implantação de inspeção para produtos de Origem Vegetal; Implantação do cultivo de Cacau em várzea no Baixo Madeira, a continuidade do Pais, a construção da sede da Semagric.
   “Vamos dar continuidade aos projetos iniciados e quem vem dando resultados positivos e ampliar ainda mais o atendimento aos pequenos produtores e as famílias rurais”, comentou Jeoval.

Por: Comdecom
Fotos: Medeiros
Próximo &gt