Secretaria de Meio Ambiente realiza mutirão nas quatro etapas do Parque Nossa Senhora das Dores

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de março de 2012 as 06:56, por: cdb

O mutirão organizado pela Secretaria de Meio Ambiente nas quatro etapas do Parque Nossa Senhora das Dores aconteceu neste sábado, 24 de março. Começou às 7h com previsão de e se estender até as 17h. Além do secretário Domingos Furgione Filho e dos diretores da Secretaria, mais 62 pessoas estiveram envolvidas no mutirão.

Foram utilizados: quatro caminhões para recolher entulho, seis caminhões para recolher grama, caminhão do Só Carareco, uma retroescavadeira, uma pá carregadeira.

Na parte da manhã, segundo a Secretaria, foram retirados 10 caminhões de entulho, um caminhão com materiais para o só Cacareco, poda de 60 árvores. Também foram feitos os serviços de capinação, remoção de lixo e entulho, corte de grama, plantio de árvores, varrição das ruas, limpeza de praças, limpeza de boca de lobo, apreensão de animais e em alguns casos, lavagem das ruas.

“Este é um trabalho de grande proporção, envolve as empresas terceirizadas, a Guarda Civil Municipal, com a apreensão de animais, o SAAE, com a limpeza dos bueiros e toda população do bairro”, informou o secretário.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente houve a retirada de muito lixo doméstico das ruas e canteiros. “Neste bairro a população conta com três ecopontos. A coleta de lixo é feita três vezes por semana e o caminhão do Só Cacareco, passa periodicamente no bairro. É importante que a população utilize destes serviços”.

Além do mutirão, equipes da Educação Ambiental percorreram as casas do bairro entregando folder informativo com sugestões do uso racional de água, com informações sobre os pombos (doenças que transmitem) e dengue.

“Esta questão do lixo é séria. O lixo armazenado de forma errada é vetor de doença, atrai animais peçonhentos como aranha, escorpião, barata, ratos, cobras, além do mosquito da dengue, carrapatos”, informou Domingos Furgione.

“Contamos com o envolvimento da população para medidas como esta ter um bom resultado. Tivemos apoio da Associação dos moradores do bairro e estamos a disposição da população para esclarecer as dúvidas e passar informações sobre, por exemplo, a preservação das árvores”, citou o secretário.

Para as próximas semanas, a Secretaria de Meio Ambiente tem em sua programação mutirão no Abílio Pedro e Parque Hipólito.