Secretaria da Transparência é aposta de Agnelo Queiroz contra irregularidades na administração

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 1 de janeiro de 2011 as 12:35, por: cdb

Brasília – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, afirmou hoje (1º) que uma das principais medidas de seu governo para combater a corrupção no Distrito Federal é a criação da pasta da Transparência, a primeira do país. Segundo Agnelo, a secretaria terá um portal nos moldes do Transparência Brasil do governo federal e contará com atuação de controladoria e ouvidoria para atender o cidadão.

Outra medida para inibir irregularidades na administração é a criação de um 0800 para a denúncia de ilegalidades em contratos e licitações. Agnelo também afirmou que trabalhará para eliminar a maior quantidade possível de contratos emergenciais e retomar as licitações. Também disse que irá monitorar de forma especial as áreas atingidas por escândalos no governo de José Roberto Arruda.

Na área de saúde – em que prometeu normalizar o atendimento médico nos primeiros 100 dias de governo – Agnelo disse que dará início a reformas imediatas em quatro unidades de pronto atendimento e construirá outras dez. “Isso será essencial para desafogar os pronto-socorros do DF”, prevê.

O novo governador também anunciou que começará um mutirão de limpeza e conservação no Distrito Federal já no início da madrugada deste domingo (2), após a festa de comemoração da posse da presidenta eleita, Dilma Rousseff. A primeira cidade a receber o mutirão será Brasília, e a partir de segunda-feira (3) outras regiões do DF receberão a força-tarefa.

Mato alto e acúmulo de lixo tem sido um cenário comum no DF desde a recente troca de empresas responsáveis pela coleta de resíduos sólidos e a greve de 17 dias dos servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). As chuvas também têm agravado o problema, com o entupimento de bueiros e alagamentos.

 

Edição: Lílian Beraldo

Leia também:

Agnelo recebe faixa de governador do DF e já é cobrado por brasilienses no Palácio do Buriti Agnelo Queiroz toma posse e assume compromisso contra a corrupção no DF No DF, população espera novo governo livre de denúncias de corrupção