Secretaria da Saúde confirma caso de dengue importado no município

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 as 17:08, por: cdb

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Saúde – Vigilância Ambiental, notificou dois casos suspeitos de dengue importados no município. Um foi confirmado e outro aguarda resultado laboratorial. As duas notificações são de moradores caxienses que viajaram para outro estado e foram contaminados pelo mosquito Aedes Aegypti.

Após a realização de todos os exames, o serviço de epidemiologia do município notificou a Vigilância Ambiental que iniciou a fiscalização de locais próximos à residência dos infectados. Segundo o Coordenador da Vigilância Ambiental, Julinho Santini, foram realizadas visitas a 300 metros da moradia dessas pessoas. ‘O monitoramento dessas áreas é de extrema importância para verificarmos se o mosquito não veio junto para a cidade’, ressalta.

Ainda segundo o coordenador ambiental, a orientação para quem pretende viajar é que utilize repelente, já que não existe outra maneira de evitar o contato com o vetor transmissor da dengue.

A Secretaria da Saúde mantém o monitoramento da dengue através de visitas semanais em 751 armadilhas e visitas quinzenais em 645 possíveis criadouros (cemitérios, ferro velhos). O trabalho de prevenção é permanente e integra o Plano de Contingência da Dengue. Além de ações de conscientização junto a comunidade, são realizados mutirões de limpeza, coletas de larvas, visitas as residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios, distribuição de material informativo e atividades em escolas. Com as medidas preventivas, Caxias do Sul permanece na condição de município não infestado pelo mosquito da dengue.

Em 2012, as ações continuarão percorrendo os bairros para garantir a não infestação pelo Aedes Aegypti. As atividades da Vigilância Ambiental são realizadas por agentes de saúde identificados com uniformes (camiseta branca ou laranja) e portando crachá.

INFORMAÇÕES SOBRE A DENGUE

O que é a dengue?

A dengue é uma doença infecciosa aguda, transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypit, que se reproduz em locais com água parada e limpa.

Quais são os sintomas?

Febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, fraqueza, falta de apetite e manchas avermelhadas na pele. Algumas vezes, esses sintomas são acompanhados de sangramento.

Como prevenir?

Não deixe objetos que acumulem água abandonados;

Troque a água dos jarros de plantas a cada três dias e enxugue o interior dos mesmos para remover os ovos que possam estar nas paredes;

Mantenha a lata de lixo tampada;

Limpe as calhas e tubulações de água da chuva;

Proteja os pneus velhos da chuva. Se tiver pneus servindo de brinquedo, faça vários furos no fundo;

Esvazie garrafas fora de uso e guarde-as sempre de boca para baixo;

Não jogue lixo em terrenos baldios;

Assessoria de Imprensa Secretaria da Saúde