Secon reúne com trabalhadores do Ver-O-Peso para definir programação de Aniversário da Feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 15:37, por: cdb

Texto: Ana Cláudia Martins – Comus

A feira do Ver-O-Peso fará 386 anos no dia 27 de março e para comemorar em grande estilo a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Economia (Secon), está realizando reuniões com os trabalhadores da feira, com objetivo de definir a melhor programação. A reunião foi coordenada por Sônia Lopes, chefe da Divisão de Controle Técnico da Secon e administradora do Ver-O-Peso, e contou com a participação de representantes dos sindicatos dos trabalhadores da feira.

Foram propostas melhorias no espaço físico da feira, mais segurança, trocas de algumas coberturas de barracas, entre outras coisas. “Todas as demandas serão encaminhadas para a secretaria municipal responsável para serem avaliadas e, havendo viabilidade, serão atendidas”, explicou Sônia.

Os trabalhadores solicitaram que as comemorações fossem realizadas ao longo de uma semana, com oferta de serviços de saúde, como a realização de exames preventivos para as mulheres, de próstata para os homens, e a emissão da carteira de saúde. Ações de cidadania como cortes de cabelo, emissão de documento de identidade, entre outros também foram solicitados.

Outra questão levantada por todos os trabalhadores foi a emissão de uma carteira de identificação para os feirantes. Sobre essa solicitação, o diretor do Departamento de Feiras e Mercados (Secon), Gilmar Freitas, explicou que já houve uma distribuição de carteiras para os trabalhadores. “Depois dessa entrega verificamos que eles não utilizavam o crachá dado pela Prefeitura. Foram entregues cerca de 400 documentos que não estavam sendo utilizadas. Essa inclusive foi uma solicitação da Polícia Militar, como forma de identificar os trabalhadores do local”, explicou.

O trabalhador Alonsio Nonato solicitou que fosse ofertado cursos de qualificação para os trabalhadores do complexo. “Esses cursos poderiam acontecer de três em três meses, com certa frequência, porque recebemos muitos turistas e precisamos estar qualificados”, disse.

Esse é o segundo encontro com os trabalhadores para falar do aniversário do Ver-O-Peso, o primeiro aconteceu no dia 15 de fevereiro. Outra reunião está agendada para a próxima quarta-feira (07/03), para fechamento da programação, de acordo com as demandas dos trabalhadores. “A Prefeitura irá buscar parcerias para atender da melhor forma possível todas as solicitações, esperamos realizar uma grande festa para a população e principalmente para os trabalhadores, que estão ali no dia-a-dia da feira”, concluiu Sônia.

“Acredito que com diálogo conseguiremos fazer uma grande festa e também solucionar alguns problemas da feira. A união da Prefeitura, Secon e nós trabalhadores tem tudo para dar certo. Queremos melhorar o Ver-O-Peso, que é de lá que tiramos o nosso sustento e é um ponto turístico da nossa cidade”, disse Conceição da Silva, do setor de refeição.