Seca deixa 99 municípios do RS em situação de emergência

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de janeiro de 2005 as 09:05, por: cdb

Aumentou para 99 o número de municípios do Rio Grande do Sul que decretaram situação de emergência por causa da seca. Os mais atingidos estão nas regiões norte e noroeste do Estado. De acordo com a Defesa Civil, os municípios de Aratiba e de Barra do Rio Azul foram os primeiros a decretar situação de emergência, em 27 de dezembro do ano passado. A estiagem causa prejuízos para a agricultura e para a pecuária. Segundo o coronel Paulo Roberto Osório, coordenador estadual da Defesa Civil, a seca deve se estender pelos próximos dias.

No último domingo, a temperatura no Vale dos Sinos, na Grande Porto Alegre, atingiu 40,3ºC, a mais alta na região desde dezembro de 1995, quando os termômetros marcaram 40,6ºC.

A temperatura também superou a marca dos 40,2ºC registrados em 1999. Os dados foram analisados pela Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo.

Os 40,3ºC foram verificados à sombra. No entanto, com a umidade relativa do ar de 47% e a ausência de vento a sensação térmica chegou a 53,6ºC, segundo a Rede de Climatologia.

Segundo a Defesa Civil, ocorreram algumas pancadas rápidas de chuva em algumas regiões, mas não foram suficientes para ajudar a agricultura.

Representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, agricultores e representantes de entidades de crédito discutem ações para minimizar o problema.

Situação de emergência

O coronel afirma que, depois de decretar situação de emergência, a prefeitura deve fazer um relatório de danos e encaminhar para a Defesa Civil, que fica responsável por vistoriar o município.

Conforme a avaliação, o município poderá receber auxílio financeiro do governo federal. Para isso, os danos devem superar 10% do PIB do município.

– Até 10% o município tem saúde financeira para enfrentar a situação. Acima disso, se capacita para receber auxílio do governo federal. – disse o coordenador da Defesa Civil.

De acordo com o governo do Estado, o Rio Grande do Sul tem 497 municípios.