Seca: cidades decretam emergência no RS

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 4 de janeiro de 2011 as 11:50, por: cdb

A estiagem levou três cidades a decretarem situação de emergência no Rio Grande do Sul. Além de Candiota e Pedras Altas, que já haviam expedido decreto, a cidade de Barão do Cotegipe também emitiu a notificação.

Em outras três cidades, a população também sofre com a falta d’água: Bagé, Herval e Lavras do Sul. Pelo menos 150 mil pessoas estão sendo afetadas pela estiagem na parte sul do Rio Grande do Sul. Não chove forte na região há mais de dois meses e três cidades já decretaram situação de emergência.

A estiagem é resultado do La Niña, que resfria as águas do oceano e atrasa a formação de nuvens no continente. A previsão é de seca para todo o verão.

Em Bagé, o Departamento de Água e Esgoto (DAE), como ação preventiva, iniciou um sistema de racionamento de água. Bagé foi dividida em dois setores, sendo que cada um deles recebe água por um período de 12 horas. 

A Defesa Civil Estadual afirma que já recebeu uma Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) na cidade de Herval.

A população na zona rural de Candiota está recebendo água através de caminhões-pipa. A prefeitura estima perdas de R$ 3,6 milhões nas produções agrícola e pecuária.

Na cidade de Pedras Altas, município vizinho, também muitas famílias no interior sofrem sem conseguir alimentar o gado e cultivar as lavouras.

Comments are closed.