Seasp realiza palestras sobre BPC, aposentadoria e outros benefícios

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 13:16, por: cdb

01/03/2012 – 16:11Seasp realiza palestras sobre BPC, aposentadoria e outros benefícios

Todo primeiro dia útil de cada mês, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (SEASP), promove uma palestra de esclarecimento sobre benefícios da Previdência Social, com objetivo de tirar dúvidas de quem pleiteia principalmente o BPC – Benefício de Prestação Continuada –, destinado aos idosos de 65 anos ou mais, e portadores de necessidades especiais em situação de vulnerabilidade social e econômica.

De acordo com as normas do BPC, além da idade ou ser portador de necessidades especiais, a família do pleiteante não deve ter renda superior a um quarto do salário mínimo. Uma mesma pessoa não pode acumular dois benefícios. Exemplo: aposentadoria e BPC. Diferentemente da aposentadoria, o BPC não dá direito à 13º salário e nem a empréstimo em consignação.

O beneficiário do BPC, ao contrário do aposentado, deve comparecer de dois em dois anos à Seasp para renovar seus dados, sob pena de ter o benefício suspenso. Cerca de 40 pessoas participaram da palestra nesta quinta-feira, 1º de março. Depois dos esclarecimentos, eles agendaram suas consultas com a assistente social, que depois de analisadas as condições dos postulantes, os encaminhará ao INSS para peticionarem o benefício, caso tenham direito.