SEASP implanta novo programa social

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 17:04, por: cdb

24/01/2012 – 17:59SEASP implanta novo programa social

Destinado à formação profissional de usuários do Bolsa Família, o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) está em fase de implantação/estruturação na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (SEASP), cuja coordenação será referência em Marabá na manutenção de parcerias com instituições ofertantes de cursos profissionalizantes e de encaminhamento a emprego.
 

Criado pela presidente Dilma Rousseff, através da Lei 12.513/2011, de 26 de outubro de 2011, o Pronatec é destinado a municípios com mais de 100 mil habitantes, mas os governos municipais não são obrigados a aderir. No entanto, o prefeito Maurino Magalhães, diante do elevado número de beneficiários de programas sociais em Marabá, foi um dos primeiros a conveniar-se ao novo programa.
 

Em Marabá, o principal objetivo do Pronatec é a inserção de beneficiários do Bolsa Família no mercado de trabalho, devendo participar dos diversos projetos educacionais os inscritos no CADÚNICO (Cadastro Único de Programas Sociais) na faixa etária de 18 a 59 anos. Além da idade, dependendo do curso ofertado, é necessária uma escolaridade mínima.
 

Segundo a coordenadora do Pronatec na SEASP, Lorena Bogéa da Silva, o programa que integra o Brasil Sem Miséria, fará acompanhamento dos beneficiários dos cursos a partir de uma base de dados que será mantida com a frequência às aulas e outras informações sobre cada usuário, a partir das quais será oferecido apoio àqueles que têm dificuldade em permanecer na profissionalização.
 

Todos os cursos ofertados pelo Pronatec serão gratuitos aos beneficiários com ajuda de custo às instituições para ofertarem aos educandos transporte, alimentação e material didático.