SBD realiza nova etapa da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 17 de novembro de 2003 as 04:16, por: cdb

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza no dia 22, das 9h às 13h, a quinta etapa da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, que este ano terá como principal alvo as crianças.

Serão oferecidos gratuitamente exames completos da pele e orientações sobre os principais cuidados com a exposição solar, prevenção e detecção precoce da doença. Além disso, casos de diagnóstico positivo serão encaminhados para tratamento ou cirurgia.

Serão 153 postos espalhados por todo o país – incluindo algumas cidades no interior dos estados – que contarão com o atendimento de mais de mil dermatologistas voluntários, cadastros pela SBD. Trata-se da maior campanha de prevenção contra o câncer de pele realizado no Brasil.

A expectativa este ano é de atender 40 mil pessoas, superando o movimento do último ano, quando foram atendidas 27.758 pessoas. Destas, 19.200 (69%) declararam não usar nenhuma proteção solar. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estão previstos para este ano 82.155 novos casos de câncer de pele no Brasil.

A doença atinge mais homens que o câncer de próstata ou de pulmão em muitas capitais do país. E até mesmo as pessoas de pele negra, ao contrário do que se pode pensar, podem desenvolver o câncer de pele.

A campanha é muito importante para a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Neste dia serão coletadas informações sobre os pacientes atendidos em todo o Brasil. A partir daí, a SBD poderá elaborar um novo mapa da doença no país, identificando as regiões de maior incidência, fototipo (tipo de pele) e o sexo das pessoas atingidas. As informações produzidas pela SBD são referência para outras ações no combate ao câncer de pele.

Devem comparecer aos locais da campanha, principalmente, pessoas que tenham o biotipo de risco: homens e mulheres de pele e olhos claros, com sardas e histórico de câncer da pele na família, além daquelas com pintas, sinais e verrugas que crescem ou mudam de cor.

Para saber onde estarão localizados os postos de atendimentos em sua cidade as pessoas também podem ligar para (0800) 701 1611. O interessado deverá digitar o número da CEP de sua residência para localizar o posto mais próximo. O site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, cujo endereço é www.sbd.org.br/campanha, também oferecerá o serviço.