SBC cria site, guia e sinalização para ampliar turismo na cidade

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 12:39, por: cdb

São Bernardo está investindo para a promoção e o desenvolvimento do turismo na cidade. Para isso, a Prefeitura organizou as iniciativas e, nesta quinta-feira (1º), lançou o Guia Turístico Oficial do Município, Site de Turismo de São Bernardo do Campo e Projeto de Sinalização Turística.

Os três novos produtos vão fortalecer a divulgação dos principais roteiros, equipamentos e serviços de São Bernardo para além das fronteiras nacionais. Todo o material foi apresentado à imprensa, empresários e autoridades.

As novas ferramentas fazem parte de uma série de ações comandadas pela Prefeitura, desde 2009, início do atual governo, para impulsionar o turismo na cidade, definido pelo prefeito como uma das áreas estratégicas da Administração.

A Prefeitura e a Fundação 25 de Janeiro – São Paulo Convention & Visitors Bureau firmaram um protocolo de intenções para cooperação mútua de divulgação dos destinos turísticos de São Bernardo.

A entidade promove a ampliação dos estabelecimentos associados e divulgação dos equipamentos públicos de interesse do setor. Para isso, atua na captação, geração e incremento de eventos, realização de projetos e capacitação para melhorar a qualidade do atendimento prestado aos visitantes de negócios e lazer.

De acordo com o prefeito, o turismo responde por até 8% dos empregos gerados no município e a tendência é ampliar esse indicador. “Estamos criando as oportunidades para que o turismo municipal e regional possa se desenvolver cada vez mais. Investimos na revitalização de importantes equipamentos, como Cidade da Criança e o Parque Estoril, estamos revitalizando a Prainha do Riacho Grande, melhoramos a identidade visual da cidade e temos diversos outros projetos, mas essa é uma aposta de todos, tanto do governo quanto da iniciativa privada”, disse o prefeito.

Site – O site www.turismosaobernardo.com.br foi elaborado pela Prefeitura em conjunto com a iniciativa privada, por meio do Grupo de Turismo de São Bernardo. Com um layout moderno e interativo, reúne dicas de lugares para comer, se divertir e se hospedar no município. O internauta pode navegar pela galeria de fotos e vídeos, acessar um breve histórico da cidade e dados sobre eventos, se cadastrar para receber notícias e acompanhar novidades do segmento por meio das principais redes sociais.

Guia Turístico – O Guia Turístico é um mapa lúdico colorido em duas versões (português e inglês), que traz uma lista com 32 endereços do município, divididos nas áreas de alimentação, hospedagem, dança e diversão, serviços e telefones úteis. Para a elaboração do material, a Prefeitura realizou um chamamento público para convidar empresários interessados em participar da iniciativa.

O valor do investimento foi de R$ 50 mil e contou com recursos da iniciativa privada. Ao todo, foram confeccionados 85 mil exemplares do guia, que serão distribuídos para empresários do setor, acadêmicos, órgãos públicos, em eventos e feiras. É possível encontrar esse material ainda no Centro de Informações Turísticas, situado na Cidade da Criança (Espaço Redenção), hotéis, parques, restaurantes e demais pontos estratégicos do município.

O mapa conta com dicas de onde se hospedar, comprar, comer e se divertir, bem como endereços de casas de câmbio, locadoras de veículos, pontos de táxis e agências de viagem, entre outros serviços.

Sinalização – O projeto de sinalização turística prevê a colocação de 452 placas para sinalizar 36 pontos turísticos considerados relevantes. A ação, em fase final, é coordenada em conjunto pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e de Transportes e Vias Públicas e envolve recursos da ordem de R$ 1,1 milhão, sendo R$ 585 mil do Ministério do Turismo (MTur) e R$ 515 mil contrapartida da Prefeitura.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, além de insuficiente e sem padronização, a sinalização anterior estava defasada e em desacordo com o Guia Brasileiro de Sinalização Turística, do MTur.

Entre os endereços incluídos nos novos produtos destacam-se a Igreja da Matriz, Chácara Silvestre, Cidade da Criança, Parque Estoril, Prainha do Riacho Grande, Estádio Primeiro de Maio, Pinacoteca Municipal, Pavilhão de Exposições Vera Cruz, teatros, rotas gastronômicas e parques, entre outros.

Feira internacional –A Prefeitura de São Bernardo participará da ITB Berlim, grande feira internacional de turismo, de 8 a 11 de março, sediada na Alemanha. A cidade foi convidada a fazer parte do estande da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). No espaço, irá expor os novos produtos de turismo local, além de vídeos e outros itens.