Saúde realiza orientação no Terminal Urbano e levantamento de índice larvário (28/03/2012)

Arquivado em:
Publicado Quarta, 28 de Março de 2012 às 02:13, por: CdB
Saúde realiza orientação no Terminal Urbano e levantamento de índice larvário (28/03/2012)

A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) realizará de quarta até sexta-feira (28 a 30), no TRU (Terminal Rodoviário Urbano) intensificação no trabalho de orientação da população em relação à dengue, com distribuição de folhetos informativos sobre a doença, assim como um check list para que as pessoas verifiquem rotineiramente em suas casas se não mantém criadouros do Aedes aegypti, mosquito vetor da doença.

A ação – que será realizada das 8 às 12 horas – faz parte da programação do município da Semana de Combate à Dengue, que está sendo promovida em todo o Estado. Além disso, equipes de Saúde estão realizando o ADL (Avaliação de Densidade Larvária), que é uma das estratégias de monitoramento e controle da doença.

Para evitar os criadouros do mosquito da dengue é necessário manter vedada caixa d’água, tampar ralos e vasos sanitários quando não estiver em uso, eliminar vasilhas que possam reter água, colocar areia em pratos de vaso de plantas, verificar se as calhas não estão entupidas para evitar o acúmulo de água, assim como manter seca a bandeja de geladeira ou de ar-condicionado.

De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, Lupercio Lopes Garrido Neto, “apesar de o verão ter terminado, o clima ainda continua favorável para a proliferação do mosquito, por isso a intensificação do trabalho de orientação da população para evitar criadouros do vetor, assim como fazer com que as pessoas estejam atentas aos sintomas da doença, para buscar atendimento médico o mais rápido possível, e colaborará com ações mais ágeis de bloqueio de transmissão, se diagnosticada a dengue”.

A população deve estar atenta aos casos de febre, associada à dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, no corpo e nas articulações. Logo no início dos sintomas devem procurar um serviço de saúde o mais rápido possível para avaliação, visto que os sintomas de dengue são comuns a outras infecções virais.

“Em Marília o trabalho de prevenção e combate à dengue é realizado continuamente, por isso estamos realizando somente a intensificação. Todos têm que fazer a sua parte para que possamos manter a transmissão da dengue sob controle”, ressalta o coordenador.

ÍNDICE LARVÁRIO
Equipes de Saúde concluíram levantamento de ADL nesta terça-feira (27) nos imóveis. Parecido com o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), a avaliação fornece também o índice de Breteau, que é o número de amostras positivas para o vetor da doença, por cada 100 imóveis visitados. O levantamento – realizado por toda a cidade – terão seus dados sistematizados.

No último levantamento, que contou com amostragem de 4.708 imóveis em todas as regiões da cidade revelou que Marília à época teve índice larvário de 1,8, enquanto o ideal, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), é que o valor seja menor que 1.

As regiões com maiores índices em janeiro e mereceram maior atenção das equipes de Saúde foram na zona oeste, relativas às territorialidades das unidades Chico Mendes, Jardim Marília, Jardim Flamingo e Cavalari, com índice de 3,7; e outra na zona sul, da abrangência das unidades Planalto, Vila Real, Tóffoli, Parque dos Ipês e Santa Augusta, com valor de 4,7.

Marília tem confirmados seis casos autóctones da doença em 2012.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo