Saúde promove prevenção do câncer de pele com pescadores

Arquivado em:
Publicado Sexta, 02 de Março de 2012 às 08:55, por: CdB

Foto: Kaná Manhães

Saúde discute câncer de pele com os pescadores da cidade

A Secretaria de Saúde, por intermédio do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Paist), promove no próximo dia 7 (quarta-feira) ação direcionada aos pescadores, no espaço externo do Mercado de Peixes, sobre prevenção do câncer de pele.

O câncer de pele é um tumor que atinge principalmente as pessoas de pele mais clara que se expõem de forma prolongada e repetida à radiação do sol, principalmente entre os horários de 10h e 15h.

No evento, uma realização do Paist, em parceria com a Divisão de Educação em Saúde, serão distribuídos informativos educativos sobre o tema, haverá aferição de pressão arterial, e o grupo Grutas se apresentará com uma esquete teatral enfocando, sempre de forma bem humorada, o problema e alguns cuidados. preventivos

A gerente do Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, Sheila Gilselle Oliveira, informa que na oportunidade também serão entregues preservativos, e a conversa com os pescadores ressaltará que, por ser visível, o câncer de pelo pode ser diagnosticado e tratado em fase precoce, o que torna a cura possível na maioria dos casos.

- Ao menor sinal de ferida, sem causa aparente, que não cicatriza; pinta, ou sinal de nascença que sofreu alteração no tamanho, cor e aspecto, acompanhado de coceira, dor ou sangramento, vá ao posto de saúde mais perto da sua casa. Assim, com a identificação pelo médico, ocorre o encaminhamento para um dermatologista especialista na rede pública municipal.

Fatores de Risco - Os fatores de risco não são a causa do problema, mas aumentam as chances da pessoa desenvolver a doença. São eles: hereditariedade (o risco aumenta se já houve casos de câncer em parentes de primeiro grau); sol (90% dos casos estão relacionados à exposição excessiva aos raios nocivos do sol e seus efeitos cumulativos); peles claras e/ou com grande quantidade de sardas ou pintas (por estatística estão mais sujeitas ao câncer de pele) e “imunossupressores”, isto é, pessoas que foram tratadas com medicamentos que diminuem a resistência do organismo têm maior risco.

A atividade tem como objetivo principal discutir com os pescadores e familiares a importância da prevenção ao câncer de pele, como ressalta ainda a gerente do Paist: “Educar, prevenir e mobilizar, além de capacitar; integrar e sensibilizar profissionais da pesca são algumas de nossas metas”, enfatiza.
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo