Saúde na Escola faz evento contra abuso sexual infantil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 16 de maio de 2006 as 10:44, por: cdb

Integrantes do PSE (Programa Saúde na Escola), uma parceria das secretarias de Estado de Defesa Civil, de Educação e de Saúde, estarão na quinta-feira, a partir das 8h, no Largo da Carioca, Centro do Rio, para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O PSE irá realizar um evento assistencial e educativo, no qual serão desenvolvidas atividades de promoção da saúde, assistência médica (aferição da pressão arterial e índice de massa corporal) e odontológica.

O objetivo do evento é alertar e conscientizar a população em relação aos vários tipos de violência, especialmente a sexual, que atingem crianças e adolescentes. A data, instituída pela Lei federal 9.070, foi escolhida em razão do crime ocorrido em 1973, que ficou conhecido como Caso Araceli, em que uma menina de oito anos foi estuprada e assassinada em Vitória, no Espírito Santo.

Durante o evento, haverá exposição de cartazes, álbuns seriados, maquetes e outros trabalhos realizados pelos alunos dos Cieps participantes do PSE. Uma parceria com o Laboratório Noel Nutels, da Secretaria de Saúde, viabilizará a realização de exames de glicemia e colesterol no local.

Os acidentes e a violência contra a infância e a juventude representam a primeira causa de morte de crianças a partir dos cinco anos de idade em quase todo o país, sobretudo nas grandes capitais. Há, no entanto, diferentes tipos de violência que podem não resultar em morte ou lesão, mas afetar o comportamento da vítima por toda sua vida.

Destacam-se a violência doméstica, em que o agressor é um próprio familiar, que pode manifestar-se através de violência física, sexual ou psicológica, incluindo a negligência e a rejeição. Mais informações sobre o evento pelo telefone 0800 2850550.