Saúde lança rede de atenção ao hipertenso e ao diabético

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 11:27, por: cdb

A hipertensão e a diabetes atingem quase metade da população brasileira, segundo dados do Ministério da Saúde. Preocupada com os números da doença em Vila Velha, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai lançar, no próximo domingo (4), a partir das 8 horas, a rede Hiperdia Vila Velha, de atendimento aos portadores dessas doenças.  Serão realizados uma caminhada e um passeio ciclístico com saída do Centro Integrado de Defesa Social (Cids), na Praia de Itapoã, seguindo pelas principais ruas e avenidas do bairro, até a Praia da Costa.

Todos os pacientes com hipertensão e diabetes diagnosticados nas unidades de saúde do município são incluídos no programa Hiperdia (Hipertensão e Diabetes). Equipes do programa, formadas por enfermeiros, médicos e técnicos, vão acompanhar os pacientes desenvolvendo medidas preventivas e ações educativas para promoção à saúde. Entre elas estão o controle das condições de risco, como obesidade, sedentarismo e o tabagismo.

Números do Hiperdia

Segundo dados do Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas não Transmissíveis, existem em Vila Velha cerca de  64 mil hipertensos e 16 mil diabéticos, em uma população de aproximadamente 419.854 habitantes. Muitas vezes a pessoa é portadora de diabetes e hipertensão.

Calcula-se que 50% das pessoas com diabetes desconhece ser portadora da doença. Números do Hiperdia apontam que 20% da população adulta são hipertensas e 5% diabéticas.

Devido à diabetes e a hipertensão no município, 174.659 adultos com idade entre 30 a 59 anos tem complicações como AVC, infartos, amputações, insuficiência renal e retinopatia. A diabetes pode causar cegueira em adultos, amputação não traumática e doenças cardíacas. A Diabetes e a hipertensão respondem a 62% dos problemas de insuficiência renal crônica, que faz o paciente necessitar de fazer diálise.

A diálise é um processo artificial que serve para retirar, por filtração do sangue, todas as substâncias indesejáveis acumuladas pela insuficiência renal crônica.

Em Vila Velha a população pode contar com atendimento na Atenção Primária em todas as Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas.

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Semsa

Jussara Baptista

27 3388-4170 / 9747-4037