SAÚDE: Funcionários do Centrinho participam da Operação Sorriso Brasil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 13:52, por: cdb

O Centrinho de Joinville, referência estadual para reabilitação de fissura lábio-palatina e de deficiência auditiva, se destacou na Operação Sorriso Brasil, realizada entre os dias 19 a 25 de setembro, na cidade paraense de Santarém. Funcionários do serviço se juntaram aos cerca de 50 profissionais de vários lugares do Brasil, inclusive dos Estados Unidos,oferecendo sua experiência para ajudar a transformar a vida de crianças brasileiras portadoras de fissura lábio-palatina.

O programa não se limitou apenas ao tratamento de qualidade e à reinserção psíquica e emocional trabalhadas às famílias dos pacientes. Os números obtidos neste ano demonstraram a eficiência da Operação Sorriso: foram 156 pacientes atendidos que totalizaram 1404 consultas de diversas especialidades como fonoaudiologia, odontologia, genética; 73 pessoas operadas e 91 procedimentos cirúrgicos, conforme levantamento da Organização Mundial Operation Smile.

Diante da excelência do trabalho prestado durante seus 21 anos de serviço, o Centrinho também já pôde realizar outros programas com caráter educativo no município em parceria com a Operação Sorriso. “Ações como essas nos deram a oportunidade de auxiliar no treinamento de profissionais de outras regiões do país para atuar nos estados que não possuem estrutura para reabilitação das fissuras lábio-palatinas”, orgulha-se Vivian Cavalheri, coordenadora do Centrinho.

A presidente da Profis (Sociedade de Promoção Social do Fissurado Lábio-palatal e Deficientes Auditivos de Joinville) e também pediatra do Centrinho, Tatiane Selbach, irá participar de mais uma ação da Operação Sorriso. Desta vez, será fora do Brasil, em cidade e data ainda não confirmadas. A Operação Sorriso já foi destaque no blog do jornal norte-americano Washington Post.

Nome dos profissionais presentes na Operação Sorriso Brasil de 2011 em Santarém (PA)

Dra. Tatiane Selbach, pediatra e Presidente da Profis
Dr. Gerson Ritz, cirurgião plástico
Jacirema Campos Bentes, assistente social
Dr. Renato Castro, anestesiologista e diretor de Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (hospital credenciado para as cirurgias do Centrinho)

Contato imprensa:

Dyorgia Danielly da Rosa Bogo
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Saúde – Joinville/SC
(47) 3481.5192 / 3481.5120