Saúde em Londrina tem segundo melhor índice do Paraná

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de março de 2012 as 14:44, por: cdb

Saúde em Londrina tem segundo melhor índice do Paraná

Escrito por N.comSex, 02 de Março de 2012 17:30

Segundo indicadores do Ministério da Saúde, índice apresentado é de 6,21; a pontuação do Brasil é 5,47

Conforme dados do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde(Idsus), Londrina registrou o índice de 6,21, que equivale à segunda melhor colocação do Paraná, ficando atrás, apenas, da capital paranaense, que apresenta índice de 6,96. A pontuação de Londrina é maior que a do Brasil, que tem Idsus equivalente a 5,47 e, também, maior que  a região Sul do país com 6,12. 

De acordo com texto publicado no portal do Ministério da Saúde – http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.cfm- , o Idsus demonstra, por meio de índices,  o desempenho do Sistema Único de  Saúde, tanto com relação ao acesso quanto à efetividade da Atenção Básica das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.

Segundo texto publicado no portal, trata-se de uma “ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país. Criado pelo Ministério da Saúde, o índice avaliou, entre 2008 e 2010, os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de saúde, para atender as pessoas, e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população. “

O Idsus é dividido em grupos, sendo 1 e 2, formados por municípios que dispõem de melhor infraestrutura e condições de atendimento à população. Londrina está inserida no grupo 1. Já os grupos 3 e 4 são os que possuem pouca estrutura de média e alta complexidades, enquanto os de número 5 e 6 não têm estrutura para atendimentos especializados.

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, comemorou o resultado e lembrou que o município está investindo mais de R$1milhão, por dia, para melhorar o atendimento da saúde.  “Entre as ações que promovemos, está a contratação de mais de 100 médicos e ainda a construção do hospital da zona oeste.”

Para o secretário municipal de Saúde, Edson Antonio de Souza, a pontuação apresentada por Londrina é resultado do esforço da administração municipal em oferecer, à população, um serviço de qualidade. “ Nossas ações, para a melhoria da rede municipal de saúde, incluem várias frentes, como a municipalização e ampliação das equipes de saúde bucal, municipalização dos profissionais da Equipe de Saúde da Família (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes de saúde) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (psicólogos, farmacêuticos, educador físico, nutricionista e fisioterapeuta), para apoiar as equipes de saúde da família.”

O  secretário também destacou a implantação da farmácia popular, com oferta de medicamentos com até 90% de descontos, implantação do Samu Regional e a redução da mortalidade infantil, por meio da assistência prestada ao pré-natal e à criança.

Fotos: Luiz Jacobs