Saúde do Trabalhador foi tema de seminário estadual

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 16:41, por: cdb

As ações de saúde do trabalhador estiveram na pauta de discussão do seminário estadual “Saúde do Trabalhador nas Redes de Atenção à Saúde: Estratégias e Desafios”, que aconteceu nos dias 24 e 25 de agosto. O evento reuniu profissionais de todo o Estado, técnicos, diretores e superintendentes das Gerências Regionais de Saúde (GRS), atenção primária e referências técnicas dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST’s). Cinco servidores de Sete Lagoas participaram do evento que foi realizado em Belo Horizonte.

O objetivo do seminário foi discutir as estratégias e desafios para a inserção de ações de Saúde do Trabalhador nas Redes de Atenção à Saúde. De acordo com Glacy Maciel, coordenadora do CEREST de Sete Lagoas, o seminário teve como finalidade debater e propor ações para Minas Gerais. “Somos um órgão de apoio ao trabalho formal e informal. Esse seminário é um evento importante para trocarmos experiências com os outros municípios, quanto se trata da saúde do trabalhador. Aprendemos muito no seminário e vamos colocar em prática as ações propostas”, salientou.

O seminário foi aberto com o lançamento do documento “Construindo Ações de Saúde do Trabalhador no Âmbito das Superintendências e Gerências Regionais de Saúde” e o pronunciamento do secretário estadual de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques. Em seguida, foi realizada a conferência “Saúde e Trabalho no mundo contemporâneo”, pelo representante da OIT no Brasil, Zuher Handar.

Um levantamento realizado em 2010 mostra que 998 acidentes relacionados ao trabalho foram notificados no ano, sendo 70% deles referentes a acidentes por material biológico. Até julho de 2011, as notificações já são 616, sendo 472 ligadas a material biológico, 103 ao trabalho infantil e seis por perda de audição, entre outras.

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro, será realizado o Seminário Nacional de Saúde do Trabalhador e, no dia 25 de outubro, será a vez de Sete Lagoas debater a saúde do trabalhador no I Seminário Municipal do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) – “Conhecer para Acontecer”.