Saúde do Trabalhador é tema de Encontro em Minas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 16 de junho de 2003 as 00:38, por: cdb

A Saúde do trabalhador será discutida, nesta segunda, no Encontro Estadual de Saúde do Trabalhador. O evento será realizado pela Coordenadoria de Saúde do Trabalhador de Minas Gerais.

O encontro conta com a presença de cerca de 200 profissionais da área da saúde, entre eles funcionários das 27 Diretorias de Ações Descentralizadas de Saúde (Dads) do estado, além de secretarias municipais, representantes de sindicatos, conselhos estaduais e municipais de saúde, Delegacia Regional do Trabalho e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

“A Implantação da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador em Minas Gerais – Estágio Atual, Limites, Desafios e Perspectivas”, é o tema do encontro, que tem como objetivo traçar novas estratégias políticas para melhorar o serviço de saúde dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

O estado de Minas Gerais possui, no momento, seis Centros de Referência de Saúde do Trabalhador, localizados em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Juiz de Fora, Ipatinga e Governador Valadares. E ainda devem ser implantados outros centros em Montes Claros, Varginha e Uberlândia.

Os serviços prestados por essas instituições à sociedade vão desde a assistência em saúde, com diagnósticos e tratamentos, até orientações trabalhistas, previdenciárias, recursos humanos e de vigilância no ambiente de trabalho.

A Silicose, que atinge os pulmões; a surdez, provocada por ruídos em excesso; as intoxicações exógenas, com destaque para o uso de agrotóxicos e outras substâncias químicas; e as Lesões por Esforço Repetitivo (LER); são as doenças que mais atingem os trabalhadores nos locais de trabalho. O evento vai até o dia 17 de junho.